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Estudo mostra crescimento do ABS nas motos

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27/11/2014 18h01

POST_ABS_01O sistema de freios ABS pode fazer a diferença entre acontecer ou não um acidente

Uma vez, aqui em UOL Carros, fizemos uma matéria sobre a escassez dos freios ABS nas motos brasileiras. Pois bem, o Cesvi Brasil, centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular, fez um segundo estudo sobre o tema e o resultado mostra que a presença do sistema aumentou nas motocicletas do País. De acordo com o novo levantamento da entidade, apenas 21% dos veículos de duas rodas disponíveis no Brasil possuem ABS de série, enquanto que 10% oferecem como item opcional. Dessa forma, 67% da frota não disponibilizam o sistema e 2% contam com o ABS mecânico.

Esses números são um pouco maiores que os do primeiro levantamento, realizado em 2013, quando 16% das versões possuíam o ABS como item de série, 7% o possuíam como opcional e 74% não possuíam o sistema. No ano passado, os veículos de duas rodas com ABS mecânico representaram 3%.

POST_ABS_05A BMW K1, de 1988, foi a primeira motocicleta do mundo a empregar freios ABS

Em 2014, o Cesvi analisou 359 versões de motocicletas, motonetas e ciclomotores de 32 montadoras presentes no Brasil. Na categoria mais vendida do país, representada por motocicletas de até 125 cilindradas, 97% das versões não trazem o ABS nem mesmo como opcional. Os outros 3% são de motocicletas com ABS mecânico nas rodas dianteiras.

Na categoria entre 125 e 250 cilindradas, não há nenhuma versão disponível para venda com ABS de série, apenas 1% possuem o ABS eletrônico como opcional e 95% não possuem o sistema disponível para compra. Entre os 4% restantes estão as versões que têm o sistema de ABS mecânico nas rodas dianteiras. Já na classe entre 250 e 400 cilindradas, o número de versões com ABS eletrônico de série sobe para 5%.

POST_ABS_03A Honda CB 300 é uma das motocicletas de baixa cilindrada que contam com o sistema antiravamento de rodas

Entre as máquinas de 400 e 750 cilindradas, essa porcentagem sobe para 18%. Já na categoria topo de linha, com versões de motocicletas acima de 750 cilindradas, esse número é mais expressivo e chega a 63%. Nas motocicletas entre 400 e 750 cilindradas se encontra a maior porcentagem de versões com o item ABS eletrônico vendido como opcional: 37%.

Outra categoria abordada no estudo é a de motocicletas elétricas, que possuem desempenho tímido, tanto na questão velocidade, quanto nas vendas no Brasil, mas que não possuem nenhuma versão com sistema antitravamento dos freios.

"Embora a oferta do sistema tenha crescido como item de série em 5%, ela ocorreu basicamente em categorias de altas cilindradas, que custam mais e representam uma fatia pequena do mercado. Infelizmente, a maioria dos motociclistas do Brasil ainda não pode contar com a eficiência e segurança do ABS em seus veículos de duas rodas", afirmou Almir Fernandes, diretor executivo do Cesvi Brasil. (por Roberto Brandão Filho)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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