Topo

Infomoto

Capacete com head-up display começa a ser vendido

Infomoto

14/10/2014 17h37

hud1Esta é a visão do motociclista com o Skully AR-1

A ideia não é exatamente nova, mas agora a tecnologia head-up display (semelhante a usada nos capacetes de pilotos de aviões caça) finalmente vira realidade. A norte-americana Skully já está aceitando encomendas para seu capacete AR-1 com HUD, que tem preço sugerido em torno de US$ 1.500 e começará a ser entregue em maio do próximo ano.

static.squarespaceDisponível nas cores branca e preta, o AR-1 já está em pré-venda

O AR-1 reúne sistema de navegação, câmera traseira, avisos em tempo real das condições da estrada e exibe as informações no campo de visão do motociclista, ou seja, na parte interna da viseira. Nos carros, os sistemas de head-up display (HUD) mostram as informações do painel no para-brisa e são utilizados porque reduzem as distrações do motorista, que mantém os olhos na estrada. A Skully aplicou o mesmo princípio aos capacetes para motociclistas, mas tratas-se de um HUD "usável", já que está incorporado no capacete. Além das informações citadas acima, o capacete evita aquela "virada" de cabeça para mudar de faixa, e mostra o que acontece nos pontos cegos por meio de uma câmera na parte traseira. Outra novidade para os motociclistas é que o Skully AR-1 indica até mesmo o ângulo de inclinação da motocicleta em um curva, veja a demonstração no vídeo abaixo.

No Intermot, o Salão de Motos de Colônia, a fabricantes de pneus Continental, que já produz sistema HUD para fabricantes de automóveis, realizou um estudo em parceria com a Skully para demonstrar os benefícios do capacete AR-1 com head-up display. Por meio de um sistema Bluetooth 4.0 o capacete se conecta a uma unidade de controle eletrônico (ECU) na moto que envia as informações. Conectado aos sensores e sistemas eletrônicos do veículo, o capacete, por exemplo, mede a velocidade por meio do navegador GPS, mas também pelo velocímetro da moto. Pode até mesmo avisar ao piloto que está na hora de trocar de marcha, medindo e comparando a rotação do motor, a marcha engatada e a velocidade instântanea. (Por Arthur Caldeira)

Tech_specsVeja em detalhes o Skully AR-1

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.