Topo

Infomoto

Em casa, BMW apresenta três modelos no Intermot 2014

Infomoto

01/10/2014 10h37

R1200RS_1Semi-carenada, a R 1200 RS protege o piloto do vento em viagens mais longas

Em casa, a BMW apresentou, enfim, os três modelos que já havia confirmado para essa edição do Salão de Motos de Colônia, na Alemanha.O destaque fica por conta da R 1200 RS, uma moto semi-carenada com para-brisa ajustável e orientação para viagens mais longas. A sport-touring traz transmissão final por eixo-cardã no monobraço traseiro e faróis semelhantes aos da S 1000 RR. O novo motor boxer de dois cilindros opostos com refrigeração líquida, que já equipa outros modelos da marca, pode gerar até 125 cv de potência.

Outra moto que recebeu a nova geração do propulsor boxer foi a naked R 1200 R, assim como controle de estabilidade e modos de pilotagem. No quesito estética, a moto ficou mais moderna e recebeu farol e linhas próximas da Concept Roadster. Outro detalhe herdado do radical conceito que a BMW revelou no meio do ano foi a suspensão dianteira composta por garfo telescópico invertido (upside-down), que substitui o Telelever.

r1200r_1A naked R 1200 R recebeu elementos da radical Concept Roadster

Mas, a estrela do estande, no entanto, foi mesmo a nova S 1000 RR. A nova geração da superesportiva bávara recebeu alterações na geometria do chassi para ficar mais estável. O motor de quatro cilindros em linha de 999 cm³ foi retrabalhado e agora passa a despejar até 199 cv de potência máxima. Todavia, segundo a BMW, a nova S 1000 RR ainda "emagreceu" quatro quilos e pesa agora 204 kg em ordem de marcha. No visual, ela conserva linhas características, como as entradas de ar em forma de guelras de tubarão do lado direito. Os faróis continuam assimétricos, porém com contornos mais ovalados. O Salão de Motos de Colônia continua na Alemanha até domingo, 5 de outubro. (texto: Carlos Bazela / fotos: Arthur Caldeira de Colônia, Alemanha)

s1000rr2Reestilizada, a S 1000 RR também ficou mais potente: 199 cv

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.