Topo

Infomoto

Honda promove curso de reciclagem de instrutores

Infomoto

24/09/2014 17h09

RECICLAGEM_1Os profissionais de motoescolas reforçaram seus conhecimentos no centro de treinamento da marca

Muito se discute sobre a melhoria na formação dos instrutores de auto e motoescolas. Na prática, o aluno não aprende a conduzir um veículo, mas sim é condicionado a realizar as manobras e passar no teste prático para obter a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para tentar reverter esta situação, a Honda, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) e o Sindicato das Auto Moto Escolas de São Paulo (Sindautoescola/SP) firmaram parceria para requalificar 8 mil instrutores de motoescolas em todo o Estado de São Paulo até o final de 2015.

No último dia 18 de setembro, foi realizado no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP), uma edição especial do treinamento de pilotagem segura para 30 representantes de CFCs. O objetivo foi difundir entre os profissionais os conceitos e técnicas fundamentais de pilotagem para um trânsito mais seguro. O foco da ação junto aos instrutores se justifica. Afinal, eles são responsáveis pelo primeiro contato dos futuros motociclistas com o veículo.

RECICLAGEM_2O curso teve duração de oito horas divididos entre teoria e prática

Entre os temas abordados no curso estão: postura e equipamentos de proteção, estratégias de trânsito, frenagem, técnicas de curvas, pilotagem na chuva e à noite, adversidades, cuidados na condução de passageiros e direção defensiva. "O projeto carrega um propósito pedagógico, com foco na metodologia que envolve segurança viária e cidadania", destaca Rosana Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran/SP.

Para viabilizar a iniciativa, que faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, uma estrutura itinerante do CETH percorrerá mais de 10 cidades, entre elas São José do Rio Preto, Marília, Ribeirão Preto, Bauru, Taubaté, Presidente Prudente e Araraquara até o final do ano que vem.

RECICLAGEM_3Equipamentos de proteção e técnicas de curvas foram alguns dos pontos abordados

Os instrutores, inscritos pelas suas respectivas motoescolas, participarão de um curso gratuito de aprimoramento de técnicas de pilotagem com duração de oito horas, sendo três de aulas teóricas e cinco de práticas. Para Aldari Onofre Leite, presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas de São Paulo, é uma ação inovadora e fundamental para os instrutores que têm a responsabilidade de formar melhores motociclistas. (por Aldo Tizzani)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.