Topo

Infomoto

Instituto Ayrton Senna recebe Panigale especial

Infomoto

13/09/2014 15h32

SENNA1Exemplar 001 foi entregue à entidade que leva o nome do piloto

O ronco do motor Ducati 1199 Panigale S Senna 001 ecoou pela Zona Sul da capital paulista. A exclusivíssima superesportiva italiana, criada especialmente para comemorar os 20 anos de legado do piloto Ayrton Senna, foi entregue na sede do Instituto Ayrton Senna (IAS), na tarde de 12 de setembro.

A sobrinha do tricampeão mundial de Fórmula 1, Bianca Senna, foi quem recebeu a chave da moto das mãos do diretor-geral da Ducati no Brasil, Ricardo Susini. Ela fez questão de ligar a moto e enaltecer a parceria entre as duas marcas. Já Susini, da Ducati, disse que este projeto teve aprovação recorde da direção da empresa na Itália. Menos de dois dias. "É um privilégio para a Ducati ter a oportunidade de homenagear este herói brasileiro", disse, emocionado, diretor-geral da marca no Brasil.

PANIGALE_SENNA_3Bianca Senna (IAS) e Ricardo Susini, da Ducati na cerimônia de entrega 

Na entrega da Panigale Senna, três detalhes chamaram a atenção dos mais observadores. Na mesa do guidão, esculpida em alumínio, trazia o logomarca "Senna" e, logo abaixo, o número 001/161. Ou seja, o IAS recebeu a primeira unidade da moto, do total de 161, que corresponde ao número referente ao total de corridas disputadas pelo piloto na Fórmula 1. Já o segundo é o chaveiro, um miniatura o capacete usado por Senna, amarelo com faixas verde e azul. Uma espécie de marca registrada do campeão. Isso sem falar nas fotos de Ayrton que ficaram posicionadas atrás da moto. Belas referências das gloriosas manhãs de domingo.

"La macchina"

Apresentada no último Salão Duas Rodas, a 1199 Panigale S Senna tem potência de 195 cv, design arrojado e muita eletrônica embarcada: toda a eletrônica dos 4 Ducati Riding Modes, Ducati Safety Pack e Ducati Eletronic Suspension, DDA+ (Ducati Data Analysis) com GPS. Além dos elementos confeccionados em carbono, faróis em LED e ponteira do escapamento Termgnoni Titânio.

PANIGALE_SENNA_2O chaveiro tem a forma do capacete de Ayrton Senna

A Panigale S Senna custa R$ 100 mil e terá apenas 161 unidades especialmente produzidas para um seleto grupo de colecionadores brasileiros. A Ducati informou que faltam poucas unidades a venda da Panigale Senna, mas não informou o número exato. Parte da renda obtida com as vendas da motocicleta será direcionada aos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna. (Texto e fotos Aldo Tizzani)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.