Topo

Infomoto

Concept Roadster antecipa rumos da BMW

Infomoto

29/08/2014 14h37

ROADSTER_01Naked conceitual emprega nova geração do motor boxer e tem visual agressivo

Para comemorar seus 90 anos como fabricante de motos, a BMW Motorrad olhou para trás. O conceito criado por Rolland Sands prestava homenagem à R 90 S e acabou se tornando a R nineT, que chegou recentemente ao Brasil e nós testamos. Agora, a marca bávara decidiu focar suas atenções no futuro e o resultado desse estudo é a Concept Roadster, um conceito com linhas agressivas e visual futurista que entrega pistas do que a fabricante alemã reserva para o segmento naked em um futuro próximo.

Apresentada no Concorso d'Eleganza Villa d'Este, tradicional evento de veículos clássicos realizado na Itália, a Concept Roadster é uma big naked de design sofisticado. O grande tanque de combustível forma um conjunto harmônico com as placas onde o piloto apoia os joelhos. Já o toque de agressividade é endossado pelas aletas laterais triangulares que ladeiam o radiador e ajudam na refrigeração do motor.

ROADSTER_02O farol da Roadster é composto por  uma estilosa faixa de LEDs

O ar futurista é percebido principalmente no farol, que reinterpreta as formas arredondadas da BMW com um desenho poligonal e a estilosa faixa composta por LEDs. Na rabeta, quem dá o tom é o minimalismo, com assento de pouca espessura e a lanterna embutida no subquadro. O ângulo de elevação da traseira, aliado ao monobraço alongado, reforçam a esportividade da naked e dão até um ar semelhante ao das motos que participam de competições de arrancada.

Boxer de última geração
A BMW equipou a Roadster com seus traços mais marcantes, como a transmissão final feita por eixo cardã e, claro, o motor boxer de dois cilindros opostos de 1.170 cm³. No entanto, ao contrário do que foi feito com a R nineT, a marca bávara optou por colocar no conceito a nova versão do propulsor, com o sistema de refrigeração líquida.

O desempenho é o mesmo de outras motos que já contam com essa motorização: 125 cv de potência máxima a 7.750 rpm e torque máximo de 12,7 kgf.m a 6.500 rpm. No conceito, o propulsor faz parte da estrutura da moto e se liga ao restante do modelo por meio de um pequeno – mas não a ponto de passar despercebido – quadro tubular em forma de triângulo.

Conceito funcional

ROADSTER_03O guidão alto garante postura de pilotagem mais ereta, ainda que esportiva

Centralização de gravidade e controle ao pilotar também foram aspectos levados em conta pela BMW. A opção por um guidão mais alto ao invés de uma configuração streetfighter é outra prova de que a marca bávara não se preocupou somente em criar uma naked radical, mas uma moto "pilotável". "A Concept Roadster é tão empolgante de se olhar quanto pilotar", diz Ola Stenegard, chefe de design de veículos da BMW Motorrad.

A única parte questionável no projeto da Roadster é o escapamento. O cano de saída alargada que chama a atenção abaixo da traseira destoa do desenho harmonioso encontrado no restante da moto. Logo, não seria surpreendente se a marca bávara optasse por outra peça, talvez rente à rabeta, como era na HP 2 Sport ou abaixo do quadro, em uma eventual versão de produção.

ROADSTER_04A transmissão final é feita por eixo cardã, com em outras motos da BMW

O refinamento do design da Roadster, aliado a sua motorização, cria a sensação de que ela irá além do conceito. E, se levarmos em conta a rapidez com qual a R nineT se transformou de showbike para modelo produzido em série, o anúncio da Roadster como mais nova estrela do line-up da BMW pode estar mais próximo do que se imagina. (por Carlos Bazela)

ROADSTER_06O conceito da BMW tem o novo motor boxer de dois cilindros opostos e refrigeração líquida

ROADSTER_05Minimalista, a traseira conta com a lanterna encrustada na rabeta e deixa a roda em evidência

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.