Topo

Infomoto

Italiano percorre a Transiberiana em apenas 13 dias com uma Yamaha MT-09

Infomoto

01/08/2014 12h54

aiossa-e-yamaha-mt-09-street-rally-9Italiano Gianclaudio Aiossa, de 33 anos, percorreu 12.188 km entre a Brianza, Itália, e Vladivostok, Rússia. Feito deve ir pro Guinness Book

Com todos esses vídeos do trânsito maluco da Rússia aos montes na internet, você teria coragem de fazer uma viagem de mais de 12.000 km de moto atravessando algumas das estradas mais exigentes do mundo, como a famosa Transiberiana? Pois bem, o italiano Gianclaudio Aiossa, de 33 anos, encarou esse desafio intercontinental e partiu no dia 15 de julho da sede da Yamaha Motor Itália, a bordo de uma MT-09 Street Rally, com destino à Vladivostok, Rússia.

mapa-transiberianoMapa da rodovia Transiberiana, uma das mais difíceis e desafiadoras estradas do mundo

Durante cerca de duas semanas, o motociclista rodou aproximadamente 940 km por dia para cruzar sete países: Itália, Áustria, República Tcheca, Polônia, Lituânia, Letônia e finalmente, Rússia. Aiossa agora quer registrar seu feito no Livro dos Recordes por ter cruzado a rodovia em tão pouco tempo: foram 12.188km em 13 dias de viagem. Durante essa longa jornada, Aiossa teve que lidar com mudanças bruscas de clima e variações de temperatura de dezenas de graus, algumas vezes durante o mesmo dia. Ao atravessar os desertos infinitos, onde apreciou a grande beleza dos locais, Aiossa manteve-se sempre guiado pelo objetivo de chegar à Vladivostok.

aiossa-e-yamaha-mt-09-street-rally-4Foram duas semanas rodando aproximadamente 940 km por dia a bordo da Yamaha MT-09 Street Rally

"Estou muito feliz e animado por ter concluído esta grande empreitada na minha vida", as primeiras palavras ditas por Aiossa ao chegar a seu destino. "Foram muitas semanas, e meses, de análise ao 'Google Maps' para procurar as melhores maneiras de chegar a meu objetivo, Vladivostok, antes de partir. E cheguei a tempo, sem problemas, parece-me um sonho. A motocicleta Yamaha MT-09 Street Rally foi ótima companheira, sempre respondendo aos meus pedidos em estradas complicadas e desconhecidas para mim. Sem ela, nada disso seria possível", completou. yamaha-mt-09-sr-my-2014_stu-4A Yamaha MT-09 Street Rally é equipada com motor de três cilindros e 847 cm³, de arrefecimento líquido

Além de provar que para superar os desafios você precisa de estudo, preparação e foco, Aiossa mostrou que seu sonho pode ser sim realizado. Basta trabalhar duro e manter a cabeça no lugar, sempre pensando em seu objetivo final. Espero um dia conseguir me organizar e fazer uma viagem parecida, superando os limites da moto, da estrada e, principalmente, da minha própria mente. E você? (por Roberto Brandão Filho)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.