Topo

Infomoto

30 dias com a Honda CB 500F

Infomoto

15/07/2014 20h35

745_377MOTOTESTE_HONDA_CB500F_11

 Ágil e econômica, a CB 500F é um modelo global da Honda e foi apresentado durante o Salão Duas Rodas

Depois da Suzuki Gladius 650 e da Harley-Davidson Sportster Iron 883 chegou a hora e a vez da Honda CB 500F. Durante 30 dias, nós da Agência INFOMOTO, iremos "espremer" ao máximo a naked da marca japonesa, que em pouco tempo se tornou porta de entrada ao mundo das motos Premium – modelos de maior capacidade volumétrica e valor agregado. Apresentada na última edição do Salão Duas Rodas, que aconteceu em outubro passado, o modelo já é a líder de emplacamentos na categoria naked, segundo dados da Fenabrave. De janeiro a junho foram licenciadas exatas 2.103 unidades do modelo, cujos preços sugeridos variam entre R$ 22 mil (standard) e R$ 23.500 (com freios ABS).

Nesta avaliação, da qual todos os moto-jornalistas da INFOMOTO participarão, iremos rodar na cidade, na estrada, de dia, à noite, com chuva ou sol, para levar – para você internauta – todos os detalhes desta cumplicidade entre homem e máquina. Nossa intenção é usar este produto de forma racional, mas tirando o máximo de desempenho e eficiência tanto de seu motor, como de toda parte ciclística (suspensão e freios). E, para isso, só rodando exaustivamente e nas condições mais adversas de piso e clima. O objetivo aqui é ter uma visão completa da moto e não apenas a impressão de pilotagem, já que na maioria dos testes que produzimos ficamos apenas uma semana com cada modelo.

.

2 A CB 500F é destinada ao público jovem e/ou que está entrando no mundo das motos "grandes"

Além do desempenho do motor, suspensão e freios, temos que analisar a eficiência energética do produto (consumo), conforto, ergonomia, segurança, pacote de peças de reposição e cotação do seguro. Além disso, devemos informar se a moto oferece pontos de ancoragem para a bagagem, se o assento acomoda bem piloto e garupa ou se o ABS agiu com eficiência em situações de risco. Precisamos verificar também se o piloto com menos de 1,70 m fica ou não na "ponta dos pés"… Enfim, detalhes que vão auxiliar vocês, motociclistas, a responder uma simples pergunta: você compraria esta motocicleta? A resposta virá aos poucos, em forma de um post por semana.

Conheça a CB 500F

Com uma proposta urbana, mas com condições de encarar a estrada, a CB 500F é uma alternativa racional para quem está subindo das 250/300cc ou também opção para o público feminino que vê a CB 600F Hornet como uma "fera" indomável de 102 cv de potência máxima. Na 500F, a proposta é outra, mais dócil, equilibrada e econômica, já que está equipada com motor bicilíndrico paralelo de 471 cm³, que produz 50,4 cv de potência máxima.

A naked da Honda tem chassi tubular em aço, do tipo Diamond – no qual o motor é parte integrante do quadro. As suspensões são convencionais: na dianteira, o tradicional garfo telescópio (120 mm de curso) e; na traseira, suspensão monoamortecida do tipo Pro-Link (109 mm de curso), que oferece nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor, e, na versão top, freios ABS.

.

3Nos seis primeiros meses do ano  já foram emplacadas 2.103 unidades da CB 500F, que já é líder em sua categoria

Produto global e que compartilha a mesma plataforma com as irmãs CBR 500R (esportiva) e CB 500X (aventureira), a CB 500F tem especificações espartanas e pretende ser uma moto racional. No teste dos 30 dias com essa naked, veremos se o comportamento da moto está de acordo com sua proposta e nossas expectativas, visando sempre testar o produto dentro da ótica do consumidor. Agora chega de papo já que está ficando tarde e é hora ir para a casa com a Honda CB 500F!  (por Aldo Tizzani)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.