Topo

Infomoto

Tiradentes (MG) recebe "quermesse" de motos

Infomoto

26/06/2014 16h46

IMG_8427O modelo pilotado pelo jogador David Beckham está na "barraca" da Triumph

Mês de Santo Antônio, São João e São Pedro, as tradicionais festas juninas transformam o Brasil em um grande arraial. Nesta festa popular sempre tem pipoca, pinhão, cachorro quente, churrasco, tudo regado a quentão e vinho quente. Música e danças típicas também não podem faltar. Para quem estiver até dia 29 em Minas Gerais, mais precisamente na região de Tiradentes, poderá conferir uma verdadeira quermesse onde a motocicleta é um dos destaques. O Bike Fest, que já está em sua 22ª edição, montou no centro da cidade — que leva o nome do herói da Inconfidência Mineira — uma bela estrutura para receber seus convidados, que vêm de todas as partes do país para participar da festa.

O tradicional encontro de Tiradentes oferece no Largo das Forras mini-estandes comercializando bonés, chaveiros, camisetas, coletes, souvenires e muitos equipamentos de segurança entre jaquetas, botas e luvas. A música também tem destaque. No lugar do tradicional som sertanejo, o requintado festival de blues e jazz. Segundo Jordano Berg, organizador do Bike Fest, com o passar dos anos o público foi se diversificando. "Além dos motociclistas clássicos – harlistas -, hoje o encontro tem o poder de atrair outras tribos", conta Berg, dizendo que a infra-estrutura da cidade e a boa educação de seus habitantes contribuíram para que o Bike Fest se firmasse. "Hoje, muitos motociclistas têm orgulho de dizer que estiveram em dez, nove ou oito edições no encontro", conta ele.

IMG_2361O novo esquema da superesportiva CBR 600RR faz sua primeira aparição brasileira no evento

"Barracas diversas"
Além da tradição, o evento de Tiradentes ganhou ares de Salão de Motos sendo usado por fabricantes para mostrar lançamentos ao público. Um exemplo é a Honda que mostrou em primeira mão a remodelada CBR 600RR. A marca abandonou o desenho da equipe Repsol, da MotoGP, e ganhou as cores inspiradas no grafismo dos modelos da Honda Racing Corporation, a tricolor (branco, vermelho e azul) para sua versão 2014. Pesando apenas 169 kg (a seco) o modelo traz a inspiração das pistas e seu motor de quatro cilindros, duplo comando de válvulas, tem a potência máxima de 120 cavalos a 13.500 rpm.

Uma das principais atrações da Triumph no evento é a Bonneville T100 pilotada pelo craque David Beckham durante sua visita ao Brasil. O tour do ex-jogador de futebol pela Amazônia foi tema de documentário da BBC (que nós falamos aqui). O modelo, customizado pelo designer Tarso Marques, virou uma scrambler: ganhou pintura especial, banco reto, novos espelhos retrovisores, para-lama curto e escapamento alto. Outra novidade no estande da Triumph será a esportiva Tiger Sport, cujas vendas no Brasil começam no segundo semestre. A moto está equipada com o motor tricilíndrico com 1.050 cc e 125 cv de potência máxima. A marca inglesa também terá no evento uma loja de roupas e acessórios pessoais da marca, comercializando a linha de produtos que está disponível no País.

IMG_2335A F4RR Titanium esbanja esportividade e carisma no espaço da MV Agusta

O maxi-scooter T-Max 530, a big-trail Super Tenere 1200 e a custom Midgnight Star foram os principais produtos exibidos pela Yamaha durante o Bike Fest 2014. Já a MV Agusta apostou no carisma da F4RR Titanium. A superesportiva italiana está entre as motos mais belas e eficientes do mundo. De carona, a Dafra exibiu os scooter Citycom 300i CBS, que adota a tecnologia de freios combinados, e o Maxsym 400i, recém-chegado ao mercado.

Para finalizar, a Ducati trouxe para Tiradentes (MG), a Panigale Senna que é a estrela do estande da marca italiana, que mostra também toda sua linha: Monster, Multistrada, Hypermotard, Diavel e a superesportiva 848.

A Harley-Davidson apresenta praticamente todo seu line-up, destaque para os modelos da família Rushmore (Ultra Limited e Street Glide) e também a nova Forty Eight, modelo da linha Sportster (de entrada), que tem preço sugerido de R$ 38 mil. Destaque para a linha Life Style na qual este ícone norte-americano sabe explorar como nenhuma outra marca. O Bike Fest vai até 29 de junho. (por Aldo Tizzani de Tiradentes – MG)

IMG_2342A ilustre 1199 Panigale S Senna também está no evento

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.