Topo

Infomoto

30 dias com a Iron 883: sobra estilo, falta praticidade

Infomoto

28/05/2014 17h01

abre_ironJá rodamos 1.126 km com a estilosa H-D Iron 883

Embora seja um dos modelos de entrada da Harley-Davidson, sou fã do estilo simples da Sportster 883. Ainda mais da versão Iron, simplista, básica, sem muitos cromados ou adereços. A traseira é bem "clean", sem banco para a garupa, e com os piscas trazendo a lanterna integrada.

Apesar dessa proposta "crua", a H-D Iron 883 2014 ganhou alguns itens novos, como o sistema de freio ABS e o H-D® Smart Security System, um sistema de segurança, instalado na fábrica, que faz o bloqueio automático hands-free. Ele ativa e desativa as funções de segurança da motocicleta, conforme você se aproxima ou se afasta da moto. Ou seja, não é preciso colocar a chave na ignição (que não há), basta chegar perto da moto com o chaveiro no bolso e dar partida. Uma maneira prática e segura, já que sem o chaveiro a moto ativa o alarme e não funciona.

painel_ironTela digital tem hodômetros, relógio e indicador de marchas e rpm

Outro item bacana é a pequena tela digital que fica logo abaixo do velocímetro analógico no mostrador. Além de hodômetro total e dois parciais, traz relógio e ainda pode mostras a marcha engatada e a rotação do motor. Ver as horas é útil, mas sempre deixo no "Gear/RPM", assim consigo perceber que em quarta marcha e a 1.300 giros, o V2 da Iron 883 já tem torque para rodar com tranquilidade, curtindo, no melhor estilo "easy rider".

Outro lado
Mas, como tudo na vida, o visual básico da Iron 883 tem seu lado negativo. O banco solo é "estiloso", sem dúvida. Mas e se você precisar dar carona a alguém? E se sua namorada quiser ir dar um passeio com você? Ao menos que você invista em acessórios, não será possível levá-la para passear. Outro incômodo do assento solo é ter de sempre levar uma mochila, afinal não dá para amarrar nada no para-lama traseiro.

traseiraironTraseira clean é estilosa, porém pouco prática

De acordo com a Harley-Davidson no Brasil, o acessório mais comumente instalado pelos proprietários de Iron 883 é um assento para ser acoplado ao banco original, que possibilita a remoção para quando o piloto for rodar sozinho. Seu preço é de R$ 665. Há seis opções de assentos duplos para a linha Sportster com visuais e propostas diferentes, com preços que variam entre R$ 1.190 e R$ 1.630. Também seria necessário instalar pedaleiras para a garupa, que não vêm na moto e custam a partir de R$ 589.

Eu, por exemplo, que utilizo a moto diariamente, também investiria em uma grelha ou bagageiro para amarrar alguma tralha mais pesada ou até mesmo para encarar uma viagem. Odeio viajar com mochila nas costas e com a Iron 883 original, isso se faz necessário.

bancoduploHá seis opções de bancos duplos para a linha Sportster – é necessário instalar também as pedaleiras

Eu sei, o banco da garupa e um bagageiro são uma afronta ao estilo minimalista da Iron. Mas, nesse caso, na minha visão, a praticidade supera a estética. E aprendi isso ao longo da minha vida de motociclista. Durante muito tempo me neguei a usar um bauleto na minha moto, em geral do estilo trail (ao menos as duas últimas eram). Sempre achei que acabava com o visual da moto e parecia que estava a fazer entregas. Tanto que quando decidi instalar um baú, procurei algum que fosse fácil de remover. Assim, pensava eu, só o utilizaria quando fosse realmente necessário. "Nem se preocupe com isso, quando você instalar não vai tirar nunca mais", me disse o vendedor de uma loja de acessórios no centro de São Paulo. Dito e feito: desde que comecei a ter um bauleto na moto, nunca mais o removi e abandonei de vez a mochila. Ou melhor, uso a mochila, mas a guardo no bauleto.

Por isso, se essa Iron 883 fosse a minha moto, dois acessórios nos quais investiria antes de sair da concessionária seriam o banco para a garupa e um bagageiro – acho que, no caso desta Harley, um bauleto seria demais. Outra opção "menos feia" do que o bagageiro são os alforges laterais em couro originais da marca. São mais estilosos, porém bastante caros: saem por R$ 5.525. Pode-se sempre procurar boas opções de alforges no mercado de reposição, que devem ser mais baratos.

Alforjes de couroAlforges de couro originais também são úteis para quem usa a moto no dia-a-dia

acessorioNão faltam acessórios para deixar a Iron 883 com a sua cara

Personalização
Aliás, acredito que é daí que vem aquele ditado: "não existe uma Harley igual à outra". Pesquisando os bancos disponíveis, deparei-me com um calhamaço de quase 800 páginas só de acessórios originais para as motos Harley-Davidson – 50 delas só com acessórios para a linha Sportster. Um paraíso para quem pensa em personalizar a sua moto de acordo com seu estilo e/ou necessidade.
De tampas do motor com caveiras, passando por filtros de ar esportivos, velocímetros digitais e chegando até um útil, mas anti-estético, parabrisa. Sem falar nos diversos fabricantes que produzem acessórios para motos Harley de olho nessa vocação da marca: personalização para adaptar a moto ao seu estilo. Nem que para isso seja necessário sacrificar o estilo da moto, nesse caso, o estilo minimalista da Iron. (Por Arthur Caldeira)

 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.