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Radial ou convencional: qual pneu escolher?

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27/05/2014 16h28

408AOGUIDAO_PNEU_2Diferença entre pneu de construção diagonal (esquerda) e  radial (direita)

Pode não parecer, mas os pneus de sua motocicleta são um dos equipamentos mais importantes – se não o mais – para uma pilotagem segura e confortável, tanto na cidade quanto nas estradas ou em circuitos. Atualmente existem dois tipos de "calçados" para moto: o convencional (ou diagonal) e o radial. Suas diferenças vão além do nome, mas muita gente desconhece este fato. Então, como escolher o melhor pneu para sua motocicleta?

Há alguns anos, a tecnologia de pneu radial ainda não havia chegado à maioria das motocicletas do mercado nacional, por ser mais caro de ser desenvolvido e produzido, e também por ser utilizado com maior freqüência nas motos de alta cilindrada. Já os pneus de construção diagonal são mais comuns por isso, também são chamados de convencionais. Esse tipo de tecnologia pode ser encontrada na maior parte das motocicletas de baixa cilindrada e nas de uso off-road.

No entanto, com as vendas de motos de média e alta cilindrada aumentando a cada ano, as fabricantes de pneus estão oferecendo cada vez mais opções de pneus com os dois tipos de construção. E não só isso. Estão procurando mesclar segurança, conforto e durabilidade na construção de seus pneus.

Mas, quais são as diferenças, vantagens e desvantagens de cada tipo? Antes de entrarmos nesse mérito, temos que compreender a maneira como cada pneu é construído e para que tipo de utilização foi desenvolvido.

Construção
A nomenclatura de cada pneu diferencia sua construção e isso não significa que um seja melhor que o outro, mas sim que eles têm aplicação e uso diferenciados. O pneu é chamado de convencional quando a carcaça é composta por lonas sobrepostas e cruzadas umas em relação às outras (daí o nome diagonal). Os cordonéis que compõem essas lonas são fibras têxteis (tecido). Neste tipo de construção, a lateral dos pneus, os flancos, são solidários à banda de rodagem. Quando o pneu roda, cada flexão dos flancos é transmitida à banda de rodagem, conformando-a ao solo.

Já nos radiais, além da estrutura têxtil, uma cinta de aço é disposta paralelamente à linha central da banda de rodagem; os fios metálicos formam um ângulo de 0° (zero grau) com a linha central. A "leitura" do piso é obtida através dessa cinta de aço. Por ser uma carcaça única, não existe fricção entre lonas – apenas flexão – o que evita a elevação da temperatura interna do pneu, aumentando assim sua durabilidade e seu desempenho.

Principais diferenças

408AOGUIDAO_PNEU_7Pneus convencionais são mais comuns em motos menores. São mais resistentes a impactos e aguentam maior carga na banda de rodagem

Os pneus convencionais, utilizados na maioria das motocicletas do mercado nacional, têm uma variedade maior de aplicação. Podem ser usados em motos de menor capacidade cúbica, em motos próprias para o off-road, mas também em trails, como na Yamaha XT 660R. Os calçados convencionais são mais resistentes a impactos e conseguem aguentar maior carga na banda de rodagem. Por outro lado, a banda de rodagem tem um desgaste mais rápido (menor quilometragem), já que a temperatura interna do pneu é alta por conta da fricção entre as lonas e a má condução de calor do material têxtil; suas deformações podem prejudicar a estabilidade da motocicleta.

408AOGUIDAO_PNEU_6Motos que atingem velocidades mais altas usam pneus radiais

Já os pneus radiais são indicados para motos que atingem altas velocidades e precisam de desempenho, estabilidade e aderência nas retas e nas curvas. E isso ocorre graças à maior rigidez das cinturas de aço na banda de rodagem e à maciez dos flancos laterais. Além disso, a superfície de contato é maior, melhorando a aderência, tração, capacidade para absorver imperfeições do piso e poder de frenagem. Os pneus radiais apresentam também uma maior resistência a perfurações, devido às cinturas de aço que o protegem. O fato das lonas não se friccionarem evita um aumento de temperatura dentro do pneu. Aliando este benefício a sua rigidez, a durabilidade é aumentada, economizando mais dinheiro a longo prazo.

Tecnologia avançada 

PIRELLI_1Recentemente, os pneus radiais chegaram às motos de menor capacidade

Com uma maior procura dos motociclistas brasileiros por desempenho e com o surgimento das "mini-esportivas" de 250 e 300 cc, marcas como Michelin e Pirelli foram as primeiras a desenvolver pneus radiais para motocicletas consideradas de baixa cilindrada. Uma evolução no mercado, já que alguns anos atrás esse tipo de pneu estava disponível apenas para motos maiores.

Assim como o mercado, as motos também evoluíram. Sendo assim, as fabricantes de pneumáticos tiveram que encontrar novas tecnologias para a construção de seus calçados. Uma novidade no mercado nacional é a tecnologia "Dual Angle 2AT" (duplo ângulo) da Michelin, presente no recém-lançado mundialmente Pilot Road 4 GT (para motocicletas grã-turismo). A novidade mescla a construção diagonal com a radial.

408AOGUIDAO_PNEU_1Novo Michelin Pilot Road 4 GT traz a tecnologia "Dual Angle 2AT" (duplo ângulo) que mescla a construção diagonal e radial

"Segurança, durabilidade e prazer em dirigir são itens que se devem levar em conta na hora de produzir um pneu. Se o pneu tende muito para durabilidade, provavelmente irá perder em desempenho. Se o pneu é desenvolvido pensando em aderência – como os de pista – ele perderá a durabilidade. Essa balança é difícil equilibrar e as novas tecnologias da Michelin englobam todas essas características", disse Gabriel Caldas, gerente de marketing da Michelin na América do Sul.

Com isso em mente, a nova tecnologia, voltada para motocicletas grã-turismo – como a BMW R 1200RT, a qual vem equipada com o pneu Pilot Road 4 GT de fábrica – une o que há de melhor em cada tipo de pneu. Sendo assim, segundo a marca, a tecnologia 2AT oferece a capacidade de carregar carga extra – como passageiro, bagagens –, aderência ao asfalto em todas as condições e bom desempenho em alta velocidade do pneu radial. Além disso, garante maior quilometragem dos pneus, algo importantíssimo para motocicletas desse segmento, que são projetadas para longas viagens. (Por Roberto Brandão Filho)

408AOGUIDAO_PNEU_5Indicado para motos "grã turismo", o Pilot Road 4 GT tem estrutura radial e diagonal. Vem de fábrica na BMW R 1200RT

 

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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