Topo

Infomoto

Kawasaki lança edições especiais para comemorar 30 anos da Ninja

Infomoto

09/05/2014 18h07

POST_ZX-10R_02A versão especial ZX-10R 30th Anniversary está disponível no mercado norte americano a partir de U$ 14.599

No início da década de 1980, nascia um ícone em duas rodas. Há exatos 30 anos, a Kawasaki lançou a primeira motocicleta da família Ninja, em 1984. Desde então, o modelo é referência no segmento e virou até símbolo das superesportivas. Quando era pequeno, me lembro de chamar todas as motocicletas esportivas carenadas de Ninja, e até hoje isso acontece. É comum ver pessoas de fora do "universo motociclístico" chamarem as superesportivas de "Ninja".

Para celebrar as três décadas de adrenalina, a Kawasaki preparou dois modelos especiais: a Ninja ZX-10R 2015 e a Ninja ZX-6R 2015, ambas edições comemorativas dos 30 anos da família. Foram feitas apenas mudanças visuais, com retoques nas cores das carenagens. Os dois modelos serão produzidos na cor verde com detalhes em branco e carenagens laterais com emblemas de aniversário em ambos os lados.

Ninja ZX-10R

Além da nova cor – baseada na motocicleta utilizada por Tom Sykes no Mundial de Superbike –, a edição especial da ZX-10R em comemoração aos 30 ano traz também a mola do amortecedor traseiro e a cobertura do garfo dianteiro pintadas na cor verde Kawasaki. Fora isso, nada mais foi modificado na parte estética da motocicleta.

Sykes_Test_Jerez_2014O esquema de cor das edições comemorativas são baseadas na motocicleta de Tom Sykes no Mundial de Superbike

Esperávamos que, ao comemorar as três décadas da Ninja, a Kawasaki fosse atualizar a parte técnica da motocicleta. No entanto, isso não aconteceu. Dessa forma, a Ninja ZX-10R 2015 30th Anniversary, como é chamada, carrega o mesmo propulsor de quatro cilindros em linha e 998 cm³, capaz de gerar 200,1 cavalos de potência as 13.000 rpm e torque máximo de 11,4 kgf.m aos 11.500 giros. Como item de série, a versão 2015 traz também o controle de tração esportivo da Kawasaki (S-KTRC) e amortecedor de guidão eletrônico da Öhlins.

POST_ZX-10R_01A mola do amortecedor traseiro e a cobertura do garfo dianteiro são pintadas na cor verde Kawasaki

O sistema de freios ABS da marca (KIBS – Kawasaki Inteligent Brake System) está disponível como opcional e eleva o preço da ZX-10R 30th Anniversary em U$ 1.000 (cerca de R$ 2.200). A versão sem o dispositivo sai por U$ 14.599 (cerca de R$ 32.350).

Ninja ZX-6R

Assim como sua irmã, a versão de 636 cm³ da Ninja, chamada de ZX-6R 30th Anniversary, sofreu apenas alterações visuais, as mesmas do modelo de 1.000 cc. Equipada com motor de quatro cilindros em linha e 636 cm³ de capacidade, a motocicleta é capaz de gerar 131 cavalos de potência as 13.500 rpm e torque máximo de 7,2 kgf.m aos 11.500 giros.

POST_ZX-6R_01Nos EUA, o preço divulgado pela marca para a versão da ZX-636R com freios ABS é de U$ 12.999

A edição especial dos 30 anos de aniversário da ZX-6R traz também um controle de tração em três níveis que, segundo a Kawasaki é mais sofisticado que o de sua irmã mais velha. O "modo 1" oferece desempenho para as pistas de competição, o "modo 2" disponibiliza uma performance esportiva para o dia a dia e o "modo 3" foi desenvolvido para superfícies escorregadias. O controle de tração, o KTRC, na ZX-6R também pode ser totalmente desativado.

Assim como a ZX-10R, a nova Ninja ZX-6R oferece freios ABS (KIBS) como opcional por U$ 1.000 a mais. O preço sugerido da versão standard no mercado norte-americano é de U$ 11.999. Assista ao vídeo produzido pela Kawasaki em homenagem à família Ninja clicando aqui. (Por Roberto Brandão Filho)

POST_ZX-6R_ZX-10RAs carenagens laterais de ambas as versões trazem os grafismos "30th Anniversary", em referência aos 30 anos da linha Ninja

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.