Topo

Infomoto

Norte-americano cria Indian "dual sport" para passeio centenário

Infomoto

08/05/2014 16h28

Elnora_1Batizada de Elnora, a moto é projeto de Robert Pandya, gerente de relações exteriores da marca norte-americana

Uma Indian feita para andar na terra que vai muito além de uma customização. Essa é a Elnora, projeto idealizado por Robert Pandya, gerente de relações exteriores da própria marca norte-americana. Claro que existe uma história por trás disso: Elnora era o nome da esposa de Erwin Baker, um piloto do início do século XX, que ficou conhecido por estabelecer recordes de tempo em provas de que iam de um ponto a outro. Em 1914, Baker conseguiu chegar de San Diego, na Califórnia, até a cidade de Nova Iorque em apenas onze dias pilotando uma Indian, sendo que o recorde anterior era de 20 dias. Por conta disso ele ganhou o apelido de Cannon Ball (Bola de Canhão).

E em 2014, quando o feito completa 100 anos, Robert Pandya resolveu preparar uma moto para percorrer o mesmo caminho de Baker – incluindo as paradas. E como a maioria do trajeto envolve sair do asfalto, nada mais certo do que equipar a moto com suspensões mais altas, pneus de uso misto e simplificar o sistema de escape, substituindo os dois canos por um único e mais alto. A Elnora foi construída sobre uma Indian Chief, com motor V2 de 1.819 cm³.

Elnora_3O modelo foi feito com base em uma Indian Chief e usa um motor V2 de 1.819 cm³

Sobre a Elnora, Pandya revelou que a maioria das modificações foram feitas para remover peças. "Tiramos o para-brisa, faróis extras, as saias dos paralamas e as malas laterais". O look envelhecido com aparência de arranhado foi outro toque dado pelo gerente da Indian. "Atacamos as partes cromadas com uma bucha e uma lixa de grau 80".  A Cannon Ball Centenial Ride começou no dia 3 de maio passado, como aconteceu em 1914, e tanto Robert Pandya como outros motociclistas devem chegar a Manhattan no dia 14 de maio. (por Carlos Bazela)

Elnora_4O escape alto foi uma das alterações feitas para que a moto encarasse trechos fora do asfalto Elnora_2A aventura da qual participam Pandya e sua Elnora está prevista para terminar em 14 de maio

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.