Topo

Infomoto

Ex-designer da Aston Martin cria sua primeira moto

Infomoto

25/04/2014 16h04

VIKING_01A custom Viking foi criada pelo dinamarquês Henrik Fisker

Lembra dos dinamarqueses da Lauge Jensen? Eles anunciaram recentemente um novo modelo. Calma, não é outra moto de ouro (pelo menos por enquanto), mas sim a Viking, uma custom de linhas sofisticadas e design elegante. Também, pudera. O responsável pelo desenho da nova moto é Henrik Fisker, designer que tem em seu currículo máquinas como o BMW Z8 Roadster e o Aston Martin DB9, sendo que nesta última marca, Fisker chegou a ocupar a cadeira de diretor de design.

Batizada de Viking, a moto é equipada com um propulsor de dois cilindros em "V" a 45º cuja capacidade cúbica não foi revelada. Entretanto, a marca afirma que o motor é capaz de gerar 100 cv de potência máxima. A moto pesa 299 kg a seco e, segundo a Lauge Jensen será produzida em larga escala e a um preço menor do que os 42 mil euros cobrados pelo modelo Great Dane, outro modelo de série da marca dinamarquesa.

VIKING_02O modelo será produzido em série e vendido por menos de 42 mil euros

A Viking é a primeira moto criada por Henrik Fisker, que também teve sua própria marca, a Fisker Automotive, responsável pelo sedan esportivo híbrido Fisker Karma, apresentado em 2011. Infelizmente para o designer, a empresa não conseguiu se manter e foi à falência no ano passado. Sobre o novo projeto, o dinamarquês se mostra entusiasmado. "Desenhar e criar uma motocicleta tem sido um sonho para mim há muitos anos e pela primeira vez eu tenho a liberdade de fazer isso".

Anders Kirk Johansen, dono da Lauge Jensen também está satisfeito com seu novo parceiro. "É ótimo ter Henrik, um dos maiores designers de veículos do mundo e um compatriota dinamarquês trabalhando em parceria conosco. Eu estou ansioso para produzir a Viking para um mercado maior". Lembrando sempre que "público maior" não significa que ela seja necessariamente acessível. (por Carlos Bazela)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.