Russa Ural adota injeção eletrônica e freios melhores, mas mantém estilo
Os modelos da marca russa receberam atualizações mecânicas, mas o tradicional sidecar foi mantido
A Ural, tradicional marca russa de motocicletas com motor boxer de dois cilindros opostos, resolveu seguir o exemplo de outras marcas clássicas, como Harley-Davidson e BMW, e se modernizar. Os modelos 2014 das motocicletas Patrol, Gear Up, M70 e Ural T deixam o carburador no passado e passam a adotar sistemas de injeção eletrônica de combustível. "Por muitos anos, nós assistimos outros fabricantes lançarem novos modelos um após o outro. Então, há dois anos e meio, nós decidimos que precisávamos fazer algo mais significante do que mudar as combinações de cores", comenta Ilya Khait, presidente e CEO da Ural Motorcycles.
De acordo com o executivo, a ideia era que as motos ficassem mais potentes, mais estáveis e com melhor frenagem. No quesito desempenho as mudanças não resultaram em uma melhoria muito grande. O motor de 749 cm³ que equipa as motos ficou apenas 1 cv mais potente (41 cv a 5.500 rpm) e tem mais torque (5,8 kgf.m a 4.300). Já o freio traseiro abandonou o tambor para utilizar um disco único de 245 mm de diâmetro e pinça de pistão duplo, que chega para complementar o disco dianteiro Brembo de 295 mm de diâmetro, mordido por pinça de quatro pistões já existente na geração anterior.
Com tração nas duas rodas, a Ural Gear Up tem pintura alusiva às motos militares
Outra preocupação da Ural era que as motos melhorassem, mas mantivessem o design clássico que as consagrou. "As novas Ural mantêm o charme clássico, a robustez e sua característica de modelo despretensioso", diz Khait. O destaque, portanto, fica para os modelos Gear Up e Patrol que, além da pintura e do estilo alusivo às motos militares da Segunda Guerra Mundial, conservam também o tradicional sidecar e a tração nas duas rodas.
A Ural T é o modelo de entrada da marca e parte de 12.399 dólares, cerca de R$ 29 mil
Com as melhorias, a marca espera atrair novos clientes. "Nós sabemos que há várias pessoas interessadas em adquirir uma moto clássica com sidecar, mas equívocos nas gerações anteriores nos impediram de explorar melhor isso. Com essa nova geração esperamos ter outra chance e convidar mais gente para a experiência única de se ter uma Ural", ressalta o CEO da marca russa. E você teria uma clássica dessas na garagem? (por Carlos Bazela)
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