Topo

Infomoto

Yamaha MT-07 traz torque, estilo e bom preço na Europa

Infomoto

12/02/2014 17h58

POST_MT_07_01Naked da Yamaha chega ao Velho Mundo em versões normal e com ABS por 5.690 e 6.190 euros, respectivamente

Em tempos de retração no mercado europeu, as marcas estão deixando um pouco de lado os modelos de alta capacidade cúbica para focar esforços em motocicletas médias com desempenho amigável e estética atraente. Com este objetivo a Yamaha levou para o Salão de Milão deste ano, que aconteceu em novembro na Itália, a MT-07. Uma naked com motor bicilíndrico de 689 cm³ cuja versão de entrada será vendida por 5.690 euros, cerca de R$ 18.600.

Apesar da proposta de ser acessível, a MT-07 não aparenta ser uma motocicleta simples. Seu visual sedutor, cuja temática aposta no mistério – o modelo é mais um concebido pelo "Lado Negro do Japão" –, aproveita o nome herdado da família "Masters of Torque" da marca japonesa para oferecer diversão e estilo aos pilotos mais jovens.

POST_MT_07_02O visual moderno é conferido pelas linhas poligonais do tanque

A MT-07 tem linhas modernas. O tanque – com capacidade para 14 litros – tem formato poligonal e foge ao redondo convencional de outras motos. Ao lado do reservatório, o modelo traz ainda entradas de ar, que carregam os três diapasões característicos da marca japonesa e completam o visual. Além disso, os elementos estéticos criam a impressão de que a massa está concentrada na parte dianteira da moto. A esportividade da naked também está presente na rabeta alta, que traz assento dividido em dois níveis e no farol único pentagonal sem carenagem. Outro ponto visual que vale a pena ser destacado é o escapamento curto, localizado do lado direito da moto, que termina logo no começo da roda traseira. O complemento do conjunto é feito pela balança assimétrica.

Média alta
Embora seja classificada como média, capacidade cúbica não falta para a nova naked da Yamaha. O que empurra a MT-07 é um propulsor de dois cilindros paralelos de 689 cm³ refrigerado a líquido e comando duplo no cabeçote cuja potência máxima é de até 74,7 cv a 9.000 rpm. Já o torque – grande trunfo da família, segundo a Yamaha – tem máximo de 6,9 kgf.m obtidos a 6.500 giros por minuto. Para segurar essa força, discos duplos com 282 mm de diâmetro na roda dianteira, enquanto a roda traseira traz um disco único de 245 mm de diâmetro. O sistema ABS é oferecido como opcional para o modelo.

POST_MT_07_03O coração da MT-07 é um bicilindrico de 689 cm³ capaz de gerar até 74,7 cv a 9.000 rpm

Construída sobre um quadro tipo Diamond, a MT-07 conta com garfo convencional. Mesmo que a esportividade seja um dos motes para vender a nova moto, a adoção de uma suspensão dianteira comum em relação ao famoso garfo invertido (upside-down) é uma alternativa para baratear o projeto. Na traseira da moto, a absorção de impactos fica a cargo de um único amortecedor com link conectado à balança assimétrica. O curso das suspensões – dianteira e traseira – é o mesmo: 130 mm.

A Yamaha priorizou o conforto do piloto ao desenhar sua nova naked. O conjunto formado pelo guidão, pedaleiras posicionadas mais abaixo no quadro e até mesmo apoio para a lombar do condutor, sugere uma pilotagem com pouco esforço e ágil em trechos urbanos. Já a altura do assento, de 805 mm, foi planejada para acomodar motociclistas de diversas estaturas. Essas características ganham força por conta do peso da moto, que é de 179 kg em ordem de marcha, com a adição de três quilos para a versão equipada com freios ABS.

POST_MT_07_04O assento em dois níveis com apoio lombar para o piloto é uma das características da naked.

Por enquanto, a MT-07 foi confirmada apenas para o velho mundo, pelo preço sugerido de 5.690 (R$ 18.600) euros para a versão básica, enquanto a moto equipada com freisos ABS sairá por 6.190 euros, que equivalem a cerca de R$ 20.230. Assim, aos brasileiros fãs de nakeds fica a esperança de que a moto possa chegar aqui mesmo que importada em um futuro próximo. Mas o preço, por certo, deverá ser maior do que isso. (por Carlos Bazela)

POST_MT_07_05Apresentada em Milão no ano passado, o modelo chega agora ao mercado europeu 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.