Yamaha TCross: a off-road que já foi scooter
Você pode não acreditar, mas essa off-road foi construída sobre a base do TMax 530
Quando se olha para a Yamaha TCross, fica difícil acreditar que essa agressiva off-road já vestiu o corpo do maxi scooter TMax, modelo de grande sucesso na Europa e que também está à venda no Brasil. Mostrada em novembro passado durante o Salão de Milão, na Itália, a moto foi criada por uma equipe de customizadores a pedido da própria fabricante. Os profissionais foram reunidos em parceria com a revista italiana Riders para mostrar a que ponto uma customização pode transformar um modelo em outro completamente diferente.
E, por diferente, entenda fazer um cruzamento entre um maxi scooter citadino e uma moto desenvolvida para oferecer máximo desempenho sobre terrenos acidentados, no caso a YZ 450F. O grande desafio era, portanto, desenvolver um modelo que reunisse o melhor dos dois mundos, para o qual o TMax contribuiu fornecendo principalmente o propulsor de dois cilindros paralelos de 530 cc capaz de gerar até 46,5 cv a 6.750 rpm.
A TCross foi criada por uma equipe de customizadores italianos
No primeiro momento, a ideia parece desaguar em alguma espécie de Frankenstein de duas rodas, mas o resultado final surpreende. No visual, a TCross puxou à "mãe". As linhas presentes nas laterais da moto, o assento e a rabeta vêm da YZ 450F. Já o motor – devidamente assegurado por um protetor metálico – e o câmbio CVT são os traços herdados do T-Max. Há ainda algumas características encontradas na nossa XTZ 250 Lander, por exemplo, como o paralama dianteiro e a pequena carenagem triangular, que molda o farol e pode ser removida para exaltar o aspecto off-road.
Com a mão na massa
"Apenas o motor e o chassi foram mantidos", disse Riccardo Girardelli, coordenador técnico do projeto. Segundo ele, a primeira etapa para criar a moto foi remover as partes desnecessárias para a "nova vida" do TMax. Desta forma, o escudo frontal com os faróis, todas as partes plásticas, o assento e o tanque de combustível foram descartados.
Eliminado o excedente, era hora de, literalmente, encaixar a base do TMax, no corpo da YZ 450F e o primeiro problema foram as suspensões. De acordo com Girardelli, a balança traseira, feita para rodas de 15 polegadas, era muito curta para suportar as de 17'' e foi prolongada em 20 mm. O conjunto dianteiro, por sua vez, recebeu o garfo dianteiro com 250 mm de curso do modelo trail, porém teve o ângulo de cáster reduzido em 6 graus em relação ao TMax convencional. Juntas feitas sob medida também foram empregadas para segurar a roda de 19''.
É possível ver o motor e o câmbio CVT do TMax incorporados na moto
Para suportar o tanque e o assento, a equipe construiu um subquadro, feito com partes do chassi off-road da YZ 450F. No geral, a moto é mais baixa do que a off-road da Yamaha, com 900 mm de altura do assento – a YZ tem 999 mm – e mais leve do que o TMax, uma vez que pesa 164 kg sem o combustível, enquanto o maxi scooter aponta na balança 204 kg a seco.
Após finalizar o projeto, o desafio era fazer o TCross funcionar. "Optamos por colocar apenas um botão liga/desliga, como nas motos de enduro. Não há chaves", comentou Riccardo Girardelli. O chefe do projeto complementa ainda dizendo que ouvir o ronco do motor compensou o trabalho. "Tudo está trabalhando fantasticamente e cada componente funcionou com perfeição", comenta.
Hipermodificada
A TCross é mais um capítulo do projeto Hyper Modified, no qual a Yamaha convida equipes de customizadores a trazer suas visões singulares para os modelos da marca. Em edições anteriores, o desafio teve como modelo base a power cruiser V-Max e o próprio maxi scooter TMax, que havia sido "cobaia" no ano passado. Entre os participantes já figuraram estrelas do mundo da customização, como Marcus Walz, Roland Sands e Ludovic Lazareth e suas criações foram expostas nas últimas edições do Salão de Milão. A TCross, entretanto, é o projeto mais ousado mostrado até o momento. Desafio superado, portanto. (por Carlos Bazela)
A balança foi alongada em 20 mm para segurar a roda de 17″
No visual, a moto puxou à mãe: as linhas da carenagem são da YZ 450F
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.