Honda renova linha off-road para iniciantes
Nova CRF 125F tem motor mais potente e novo visual
A Honda apresentou na Europa a CRF 125, disponível em duas versões (F/FB), que são oferecidas com tamanhos de rodas diferentes, mas com a mesma motorização. Ideal para passeios e trilhas leves, a CRF 125 F usa motor quatro tempos, refrigerado a ar e transmissão de quatro velocidades. Para facilitar a vida do piloto iniciante – acima de 10 anos –, a motinho traz partida elétrica e pesa somente 88 kg. Além disso, a CRF 125F adotou novo quadro e as suspensões e freios foram aprimorados no modelo que substituirá a CRF 110, descontinuada na Europa, mas à venda no Brasil.
CRF 125 tem duas versões: FB com roda dianteira de 19 polegadas, à esquerda; e F com roda de 17 polegadas
Inspirada nos modelos de maior cilindrada, a motinho tem visual muito semelhante a CRF 250 L ou a CRF 450 R. O motor da CRF 125F é o tradicional SOHC (Comando Simples no Cabeçote) de 124 cm³ de capacidade cúbica. Nesta nova configuração do propulsor, o foco dos engenheiros da Honda foi o de gerar ganho de desempenho em baixas rotações e velocidade. Carburado, o motor produz 8,9 cv a 7.000 rpm de potência máxima e 1,04 kgf.m a 4500 rpm de torque máximo.
Motor de 125cc substitui o de 110cc (utilizado no modelo à venda no Brasil)
Para maior estabilidade e facilitar a pilotagem, a versão "F" usa aro de 17 polegadas na dianteira e 14 na traseira – altura do banco 735 mm. Para aqueles pilotos mais experientes, com mais desenvoltura sobre duas rodas, a CRF125 FB usa na frente roda de 19 polegadas e traseira de 16 polegadas que resulta em uma altura de banco de banco 785 mm. O freio a disco está presente nas duas versões, na dianteira de 220 mm, com acionamento hidráulico. Na traseira, freios a tambor. Já o conjunto de suspensão, a tradicional receita Honda: garfo telescópico e sistema Pro-link, com monoamortecedor.
Visual da pequena 125cc lembra bastante a CRF 250L
Para Yuichi Kato, engenheiro líder de desenvolvimento Off-Road/ATV da Honda, a nova CRF125F é tão fácil de pilotar quanto suas antecessoras, mas apresenta um novo motor, mais evoluído e de melhor rendimento. "Espero que a CRF125F venha a incentivar ainda mais os jovens a desfrutar do fantástico mundo off-road", filosofou Kato que já trabalhou no desenvolvimento de vários modelos da marca, como a reestilização da Honda Gold Wing em 2006. (por Aldo Tizzani)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.