Topo

Infomoto

A aranha mais rápida do mundo é uma Ducati

Infomoto

26/06/2013 11h24

A Apostenus ducati foi nomeada em homenagem à marca de Borgo Panigale 

Aranhas não estão entre os seres vivos mais apreciados do mundo, isso é verdade. Mas, garantimos que essa aqui vai te deixar, no mínimo, curioso. Um grupo de cientistas do Estado de British Columbia, no Canadá, encontrou uma nova espécie de aranha na região de Flathead Valley e a batizou de Apostenus ducati em referência à marca de Borgo Panigale. O motivo: a velocidade do pequeno aracnídeo, que tem apenas três milímetros de comprimento.

De acordo com Robb Bennett, um dos pesquisadores que compõem o grupo de etimologistas do Royal B.C. Museum, enviado à região para estudar pequenos animais, incluindo aranhas, borboletas e caramujos, captura-las não foi tarefa fácil. "Elas são pequenas, ágeis e andam muito rápido. Daí a origem do nome. São quase impossíveis de pegar", disse o pesquisador. Bennett também revelou preferir motocicletas da BMW e Norton, mas batizar a aranha com o nome da Ducati foi consenso do grupo. "Pareceu combinar melhor do que 'nortoni'", acrescentou.

Durante o estudo, que levou o nome de BioBlitz e foi conduzido em agosto do ano passado, 71 espécies de aranha foram registradas e 14 delas consideradas importantes descobertas. (por Carlos Bazela)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.