Topo

Infomoto

Ducati confirma Hyperstrada para o Brasil

Infomoto

18/06/2013 18h46

Novidade na Europa, a marca italiana trará o modelo para cá ainda em 2013

A Ducati confirmou hoje (18/06), durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo, que contou com a presença do novo CEO da marca, Claudio Domenicali, a chegada da Hyperestrada ao mercado brasileiro ainda em 2013. Mistura entre tourer e supermoto, o modelo é novidade no mercado europeu e debutou durante a última edição do Salão de Milão, que aconteceu em novembro de 2012, na Itália.

No visual, a Hyperstrada segue os mesmos traços da nova família Hypermotard. Porém o novo modelo ganhou parabrisa e assento em dois níveis, que oferecem maior proteção aerodinâmica e conforto em viagens, além das malas rígidas com capacidade de 50 litros nas laterais. Reestilizada no final do ano passado, a linha de supermotos da Ducati passou por um "facelift" radical e recebeu linhas bem diferentes da geração anterior. As rodas também mudaram e ganharam raios mais arredondados, substituindo os anteriores, que tinham formato de "Y".

A Hyperstrada incorpora a proposta tourer ao segmento supermotard

O tradicional escape duplo debaixo do assento foi substituído por um único colocado do lado direito da moto e as aletas laterais do tanque – cuja capacidade aumentou para 16 litros – ficaram mais longas, protegendo mais a moto, e agora contam com entradas de ar. Por falar em aerodinâmica, os dutos do paralama dianteiro ficaram maiores, seguindo o padrão da bigtrail Multistrada. Os retrovisores também são novos e abandonaram as pontas do guidão para ficarem tradicionalmente posicionados acima deles.

Um novo Testastretta
A Hyperstrada conta com o novo motor que equipa a linha Hypermotard. A nova versão do bicilíndrico Testastretta 11º tem 821 cm³, refrigeração líquida e o tradicional comando de válvulas desmodrômico. O propulsor, acionado por um acelerador eletrônico (ride-by-wire), é capaz de gerar até 110 cv de potência máxima a 9.250 rpm e torque máximo de 9,0 kgf.m a 7.750 rpm, cuja entrega é controlada por três modos de pilotagem pré-programados (Urban, Sport e Touring).

Toda a família Hypermotard agora conta com um motor de 821 cm³

Já os freios, são discos duplos de 320 mm de diâmetro, mordidos por pinças Brembo com quatro pistões e de fixação radial na roda dianteira, enquanto a roda traseira emprega um disco único de 245 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo. O conjunto tem ainda o auxílio do ABS de série. Controle de tração ajustável em oito níveis e aquecedor de manoplas são outros itens de série no novo modelo.

Montada sobre um quadro treliçado feito em aço, a Hyperstrada conta com garfo dianteiro invertido (upside-down) da Kayaba. Na traseira, o monobraço tem amortecedor único com link progressivo e totalmente ajustável. O curso de ambos os conjuntos é de 150 mm. A altura do assento é de 850 mm, mais baixa do que a versão standard da Hypermotard (870 mm). O guidão, porém, é 20 mm mais alto, também para melhorar o conforto em longos trajetos. Entretanto, para os pilotos de menor estatura, a Hyperstrada também pode ser equipada com um assento mais baixo, com 830 mm de altura. A moto pesa 181 kg a seco.

As malas laterais da Hyperstrada são facilmente removíveis

Multiuso
Embora a Hyperstrada tenha vocação para longas viagens, favorecida também pelo conjunto de pneus Pirelli Scorpion Trail – os mesmos que equipam a Multistrada –, a Ducati faz questão de salientar que ali embaixo ela continua sendo uma Hypermotard. Portanto, as malas foram projetadas para ser facilmente removidas e transformá-la na estilosa funbike italiana.

Outro fator que reitera a proposta de "moto para toda obra" é a presença da opção "Urban" entre os modos de pilotagem. Nessa opção, que como o nome diz, é idealizada para ambientes urbanos, o propulsor se limita a entregar 75 cv de potência, enquanto o ABS e controle de tração aumentam sua atuação para oferecer maior estabilidade e garantir mais segurança. Por enquanto, a subsidiária brasileira da Ducati não confirmou o preço da moto aqui no Brasil, mas confirma que o modelo chegará até o final de 2013. Na Itália, a Hyperstrada é vendida por 12.990 euros, algo na casa dos R$35.500. (por Carlos Bazela)

As viagens com garupa são favorecidas pelo assento em dois níveis

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.