Faixa de retenção para motos e bicicletas deve diminuir "zona de conflito"
Motos e bicicletas ficam à frente dos carros nos semáforos na esquina da Rebouças com a Estados Unidos
Com o objetivo de trazer mais segurança para motociclistas, ciclistas e também motoristas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo inaugurou uma faixa de retenção em alguns semáforos especialmente para motos e bicicletas. Um dos locais escolhidos para os primeiros testes e foi a esquina da Avenida Rebouças, sentido centro, com a Rua Estados Unidos, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. O objetivo desta iniciativa é criar uma área exclusiva para a permanência de ciclistas e motociclistas à frente dos carros, mas antes da faixa de pedestres, quando estiverem aguardando o semáforo abrir.
Essa "linha de frente", constituída pelas máquinas mais frágeis, diminuirá a "zona de conflito" entre carros e motos na abertura do semáforo, já que os veículos de duas rodas arrancarão 2,5 m a 3 m antes dos automóveis. Para se ter uma ideia, de acordo com os números da CET, em São Paulo os pedestres, ciclistas e motociclistas são as vítimas mais vulneráveis no trânsito. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida em ocorrências nas ruas da cidades, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.
A faixa de retenção já foi adotada em uma cidade litorânea do estado paulista, em São Vicente, e é utilizada em outros países há alguns anos, como a Espanha, por exemplo. Segundo dados da autoridade de trânsito de Barcelona, a sinalização diminuiu em cerca de 90% os acidentes com motos nos cruzamentos da cidade.
Benefícios
Além de melhorar a segurança dos motociclistas e ciclistas por aumentar sua visualização à frente dos carros, a medida traz maior conforto também para os automóveis. Não haverá mais aquela aglomeração de motos ao lado dos carros. A largada do semáforo também será mais segura. Com as motocicletas saindo na frente, os motoristas terão mais espaço para fazer mudanças de faixa e não precisarão disputar espaço com as motos e vice-versa. A CET espera que com a nova faixa de retenção especial, motociclistas e ciclistas passem a respeitar mais a faixa de pedestres e a nova sinalização horizontal.
Educação e percepção
Grande parte dos motociclistas e motoristas ainda não entenderam as novas faixas de retenção- multas ainda não estão sendo aplicadas
Por ser um projeto piloto, a prefeitura afirmou que os agentes de trânsito ainda não estão autuando aqueles que não respeitarem a faixa. Nessa fase inicial, a CET está fazendo apenas um trabalho de educação do usuário. Passo todos os dias pela Av. Rebouças a caminho aqui da redação da INFOMOTO e afirmo que esse trabalho educativo deve ser feito. Em primeiro lugar, ontem e hoje de manhã (6 e 7 de maio), quando passei lá por volta das 9 h da manhã não havia um agente da CET auxiliando as pessoas. Muitos motoristas e motociclistas ainda não entenderam a sinalização. Carros avançando a faixa, motos esperando junto com os carros, e ninguém para educá-los.
Pessoalmente, acredito que esta medida fará uma real diferença na vida dos motociclistas, e também dos motoristas. Um dos principais pontos é que aumentará a visibilidade e a distância entre a moto e o carro quando parados no farol. Entre meus maiores medos ao parar no semáforo à frente dos carros é ser atropelado por um distraído, teclando no celular ou apenas mudando a estação de rádio. Sempre tento me manter no "corredor", mesmo quando sou o único parado no farol para evitar tal colisão. A "zona de conflito" entre os autos e as motos fica bem reduzida quando as motos largam na frente dos carros. Na minha opinião, uma boa iniciativa, que deveria ser implantada em mais vias e mais cidades do país. (por Roberto Brandão Filho)
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