Topo

Infomoto

Nova BMW R 1200 GS já tem três recalls na América do Norte

Infomoto

30/04/2013 15h04

Nova bigtrail alemã já foi alvo de recalls no Canadá e Estados Unidos

Ontem, os sites norte-americanos e até mesmo brasileiros, noticiaram um recall para o modelo 2013 da R 1200 GS nos Estados Unidos. Segundo a fabricante, um parafuso de fixação dos tubos do garfo dianteiro na mesa superior poderia se soltar com o tempo em algumas unidades e causar a separação do tubo do garfo e gerar um grave acidente. De acordo com a marca bávara, o problema foi descoberto durante testes internos da BMW, quando um modelo rodou mais de 60.000 km. Um recall voluntário foi emitido em fevereiro, com todas as unidades potencialmente afetadas (535) ainda na fábrica da BMW na América do Norte. No entanto, registros indicam que 15 unidades não sofreram a inspeção e podem ter sido enviadas para os concessionários, o que levou ao recall. A BMW vai notificar os proprietários e os concessionários irão inspecionar e corrigir o problema de forma gratuita. Se for determinado que o tubo do garfo esteja frouxo, o tubo e o parafuso vão ser substituídos. Esse mesmo recall também atingiu 54 unidades do modelo no Canadá.

Recall nos Estados Unidos e Canadá envolviam problemas com o Telelever

Porém, este não foi o primeiro e nem o único recall sofrido pela bigtrail alemã, que acaba de chegar ao Brasil. Em fevereiro, o modelo já havia sido alvo de dois recalls pelo departamento de transportes do Canadá, logo após seu lançamento mundial. Primeiramente, houve problemas com a pressão do óleo da transmissão final (feita por eixo-cardã), que poderia acarretar em vazamento. Mais tarde foi encontrado um problema com o software do controle de tração (ASC) no modo Enduro Pro. Agora este problema com a suspensão dianteira. Contactada, a assessoria de imprensa da BMW no País afirmou que, segundo a empresa, os recalls não afetam o Brasil. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.