Topo

Infomoto

KTM apresenta scooter elétrico conceito

Infomoto

25/03/2013 18h08

Conceito, o E-Speed pode chegar a 80 km/h e seu motor elétrico produz 15 cv de potência

A KTM está dando mais um passo dentro do mercado de motos elétricas. Depois de lançar a motocicleta Freeride E em 2011, uma máquina voltada para o uso off-road, a marca austríaca apresentou o scooter E-Speed durante o Tokyo Motor Show 2013, realziado na capital japonesa na última semana.
Assim como o primeiro projeto de um veículo não poluente, o design do E-Speed foi feito em parceria com a Kiska, estúdio de design líder austríaco, responsável pelos projetos do X-Bow, Super Duke e outras motos da KTM. O conceito do scooter, apesar de ser direcionado para a utilização urbana, tem uma "cara" quase esportiva, com um design agressivo e linhas angulares.

Destaque para as suspensões monoamortecidas na dianteira e na traseira

De acordo com a empresa, o scooter tem um chassi tubular de aço ultramoderno, que ancora o mesmo propulsor e bateria encontrados na Freeride-E. Sua suspensão dianteira e traseira é composta por um monoamortecedor WP. O scooter pesa 140 kg e é capaz de atingir uma velocidade de 80 km/h. Com a carga totalmente carregada, o E-Speed tem uma autonomia de 40 milhas (64,4 km) – a bateria de íon e lítio demora cerca de duas horas para ficar completa e pode ser carregada em qualquer tomada. Segundo a KTM, o protótipo é alimentando por um motor síncrono com imã permanente, de arrefecimento líquido, capaz de gerar uma potência de 15 cv e torque máximo de 3,7 kgm.f.

E-Speed foi montado em parceria com o estúdio Kiska, responsável pelo projeto do carro X-Bow e também da Freeride E, moto off-road elétrica

"Nós, da KTM, estamos completamente convencidos que à longo prazo, os veículos alimentados por motores elétricos serão a melhor escolha para a locomoção em curtas distâncias, principalmente nas grandes metrópoles e em áreas de muita natureza", disse o CEO da KTM, Stefan Pierer. E você, o que pensa sobre veículos elétricos? Será que eles terão apelo em todo o mundo, ou só nos países mais desenvolvidos? Deixe seu comentário. (Por Roberto Brandão)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.