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Venda de motos cai 15,62% em 2012

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04/01/2013 15h52

De janeiro a dezembro de 2012 foram emplacadas 1.637.481 motos – cerca de 300 mil a menos do que no ano anterior

Ontem, 3 de janeiro, a Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos automotores, divulgou os números de vendas de veículos em 2012. Embora comemorasse o bom resultado do setor de automóveis e comerciais leves com crescimento de 6,11%, totalizando 3.634.421 unidades, o presidente da entidade, Flávio Meneghetti, lamentava o mau resultado do setor de motocicletas. "O segmento que mais sofreu foi o de duas rodas com uma queda de 15,62% nas vendas", afirmou.

De janeiro a dezembro de 2012 foram licenciados 1.637.481 veículos de duas rodas, cerca de 300 mil unidades a menos do que as vendas de 2011, quando foram emplacadas 1.940.533 unidades. O resultado só confirma a queda nas vendas registradas nos últimos meses. A venda diária de motocicletas também apresentou uma forte queda: no ano passado venderam-se 6.550 motos por dia em média, contra 7.731 unidades em 2011.

Meneghetti faz coro ao presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, e outros especialistas do setor que apontam a restrição no crédito como principal fator para a queda nas vendas de motos. "A inadimplência no geral está alta e, no setor automotivo, está em 5,9%. Com isso os bancos estão mais restritivos para dar crédito ao consumidor: exigem uma entrada maior e financiam em prazos menores".

Segundo a Fenabrave, a abrupta queda nas vendas em 2012 forçou muitas concessionárias de motos a encerrarem suas atividades. A estimativa é que 4% das 2.500 empresas concessionárias de motocicletas fecharam suas portas no ano passado.

Participação de mercado

O mercado de motocicletas brasileiro continua amplamente dominado pela Honda que, apesar da queda nas vendas, conseguiu aumentar a sua participação de mercado. A marca japonesa passou de 78,82% de market share em 2011 para 79,64% no ano passado. No segundo lugar, porém bem atrás, vem a Yamaha que perdeu espaço, mas manteve a posição: passou de 11,85% para 10,50% em 2012. A disputa pelo terceiro lugar continua acirrada: a Suzuki, que tinha perdido a posição para a Dafra em 2011, volta a ser a terceira força do mercado de motos com 2,11% de participação. Já a Dafra caiu para o quarto lugar e perdeu market share: passou de 2,27% para 2,05% no ano passado. Em quinto, aparece a Kasinski com 1,38%.

Além da Honda, quem ganhou mercado foram as outras marcas, que englobam desde as chinesas menores até as fabricantes de motos maiores, como BMW, Kawasaki e Harley-Davidson, que somam 4,31% (contra os 3,33% de 2011). Como a restrição de crédito não afeta os clientes com maior poder aquisitivo, o perfil dos compradores das motos premium, esse mercado só cresceu no passado.

Projeções pessimistas

E para este ano de 2013, a projeção da Fenabrave em conjunto com empresa MB Associados, que presta consultoria econômica à entidade, não são nada otimistas. "O crédito está restrito. A inadimplência subiu. A expectativa para o setor é pessimista", afirmou o presidente Flávio Meneghetti. De acordo com a entidade o crescimento do segmento de motocicletas para 2013 não deve passar de 1,3%. (por Arthur Caldeira)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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