Topo

Infomoto

CG 150 vende menos, mas supera Gol em 2012

Infomoto

28/12/2012 11h43

Por mais um ano, a Honda CG 150 desbancou o VW Gol como veículo mais vendido do Brasil

Mais uma vez, o a Honda CG 150 é o veículo mais vendido do Brasil, deixando para trás pesos pesados da indústria automobilística como, por exemplo, o VW Gol e os Fiat Uno e Palio. Em 2012 a Honda vendeu cerca de 378 mil unidades de sua street de baixa cilindrada. Só para comparar, o Gol deve fechar o ano com mais de 291 mil unidades comercializadas, o Uno chegou próximo das 254.700 e  o Palio por volta das 185 mil, respectivamente. Mesmo com números expressivos,  a Honda não deve estar comemorando muito o resultado. Em função do cenário econômico de 2012, a marca vendeu 18%  menos de seu "carro-chefe" se comparado ao ano passado, no qual a CG 150 chegou a ter mais de 458 mil unidades comercializadas em todo o Brasil em 2011.

Em outras palavras, a marca japonesa deixou de vender mais de 80 mil unidades de seu best-seller e, basta fazer uma retrospectiva no panorama do ano para entender o porquê.  A culpa, na verdade, é de uma conjunção de fatores: a ajuda do Governo – leia incentivos para o financiamento de motos –  demorou a chegar e a ação não surtiu o efeito desejado, que também era atrair bancos privados para injetar dinheiro no segmento de duas rodas. Além disso, é claro, contribuiu também o maior endividamento das classes C, D e E, que resultou em maior inadimplência no setor automotivo.

Ainda assim, os números de venda do modelo caíram em mais de 80 mil unidades

Segundo Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo (associação que reúne os fabricantes de motocicletas), este ano o setor deixou de vender mais de 400 mil motos. "2012 foi uma experiência amarga para o mercado de duas rodas, principalmente para as marcas que vendem motos de baixas cilindradas", conclui o executivo. (Por Aldo Tizzani)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.