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Conheça a tecnologia do sistema BlueFlex

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Yamaha Fazer YS 250 BlueFlex permite ao motociclista usar gasolina ou etanol, combustível mais limpo, em qualquer proporção

Além da economia, sobre a qual falamos neste post, a nova Yamaha Fazer YS 250 BlueFlex oferece ao motociclista a liberdade de optar por um combustível menos poluente, o etanol. Porém, para ser uma motocicleta bicombustível, essa 250cc ganhou novos itens e conta com muita tecnologia embarcada.
A Fazer BlueFlex recebeu novidades como, por exemplo, painel com sistema de diagnóstico integrado – incluindo a luz BlueFlex, pré-filtro no interior do tanque de combustível, válvulas de palhetas, filtro externo de combustível e nova vela de ignição, além de um tratamento especial em zinco no interior do tanque. Ganhou ainda um novo mapeamento da ECU (Unidade de Controle do Motor). A moto bicombustível da Yamaha usa dois filtros para evitar os resíduos provenientes da má qualidade do processo de filtragem do etanol que chega às bombas dos postos de combustíveis.

Luz BlueFlex – ampulheta laranja abaixo da luz indicadora de neutro – faz parte do Sistema de Segurança Yamaha para a 250cc bicombustível

Mas o que é exatamente essa luz BlueFlex? Funciona assim: se a temperatura ambiente estiver acima dos 20 graus, o motociclista nem perceberá se a Yamaha Fazer 250 Blue Flex está abastecida com etanol ou gasolina. Na primeira partida do dia, a moto liga imediatamente e a luz indicadora do BlueFlex não pisca. É só engatar a primeira marcha e seguir em frente. Mas, quando a temperatura está mais baixa e a moto está abastecida somente com etanol, é necessário atenção a luz indicadora do BlueFlex.
Se a luz amarela piscar, é um aviso ao piloto que a temperatura ambiente está abaixo de 20 graus, mas a moto pode ser usada normalmente. Porém é recomendável abastecer com pelo menos 4 litros de gasolina para facilitar a próxima partida.
Em dias frios, é normal que a moto demore um pouco mais para ligar e a luz poderá permanecer acessa. Nesse caso, não adianta insistir e engatar a primeira marcha, pois a moto “morre” imediatamente. Isso não é um defeito, é a central eletrônica – ou ECU – fazendo seu trabalho. A ECU monitora dados como a temperatura do motor e os gases da queima e só libera a moto para rodar quando atingir a temperatura ideal de funcionamento. Quando o motor atinge a temperatura certa, a lâmpada se apaga e a moto pode ser usada normalmente. Tudo isso para evitar que ela “apague” em movimento, como acontecia com os antigos automóveis à álcool, lembra?

Etiqueta no tanque orienta o motociclista sobre o funcionamento da luz BlueFlex

Na prática é um sistema simples e funcional chamado pelo fabricante de Sistema Yamaha de Segurança. Durante a avaliação da moto ele entrou em funcionamento apenas uma vez. A moto estava abastecida somente com etanol, ficou ao relento durante a noite e seria usada logo cedo. No entanto,  sistema impediu o uso imediato da moto, nos obrigando a aguardar alguns segundos até a lâmpada apagar – foi o tempo apenas de vestir o capacete e luvas. Embora o processo seja rápido, é preciso ter paciência, pois não há o que fazer a não ser esperar que a luz se apague e o Sistema de Segurança libere a moto.


Motor da Fazer BlueFlex traz diversos itens exclusivos e a válvula PCV, que diminui emissão de gases poluentes resultantes da combustão

Outro sistema incorporado a Fazer BlueFlex é o PCV, a ventilação positiva do cárter. O funcionamento do sistema é bastante simples e eficaz, uma vez que todos os vapores gerados internamente no motor devido a alta temperatura são enviados através das mangueiras para a caixa de filtro de ar. A separação dos componentes do vapor ocorre devido à diferença de temperatura entre esses vapores na caixa do filtro de ar. Assim, o vapor se condensará e será armazenado no reservatório embutido na caixa de filtro de ar, sendo liberado para retornar ao cárter através da válvula solenóide. Essa válvula fará a liberação toda vez que a motocicleta for desligada. Com isso, além de utilizar um combustível menos poluente, a Fazer BlueFlex não emite gases remanescentes da combustão na atmosfera, reduzindo a emissão de hidrocarbonetos.

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Jornalistas e motociclistas (necessariamente nessa ordem) da Agência INFOMOTO. Mesmo cansados de ouvirem que são “loucos”, andam de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.

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