Topo

Infomoto

Curtas de Milão

Infomoto

19/11/2012 16h45

La piú bella – Em eleição realizada pela revista "Motociclismo" italiana, feita por meio de votação entre os visitantes da 70ª edição do EICMA 2012, a MV Agusta Rivale 800 ganhou o título de moto mais bonita do Salão deste ano. No total, cerca de 15 mil votos foram computados, sendo que a nova supermotard da Casa de Varese obteve 35,5% deles, vencendo a Ducati Hypermotard SP (22,9%) e a BMW R 1200 GS (15,5%). Para Giovanni Castiglioni, presidente & CEO da MV Agusta, o título é a prova de que a Rivale 800 já está povoando a imaginação dos motociclistas em todo o mundo. "É uma satisfação incrível vencer essa eleição com uma máquina completamente nova. Esta vitória é o maior presente que podemos dar ao nosso saudoso presidente", comemorou o Giovani em referência ao seu pai, Claudio, falecido ano passado.

Japonesas tímidas – Exceto pelas novidades da Honda, as outras grandes marcas japonesas tiveram participação tímida no Salão de Milão deste ano. Kawasaki e Suzuki praticamente refizeram o estande com as mesmas novidades  apresentadas no Intermot, Salão de Colônia, em outubro passado. Estavam lá a Kawa Z800, Ninja ZX-6R 636, e algumas variações de cores de seus modelos de linha. Na fábrica de Hasmamatsu, a Haybusa com ABS, o conceito da V-Strom 1000, a custom M 1500CT, mas nada inédito. Na Yamaha, também mais do mesmo: o projeto do motor de três cilindros, a FJR 1300, cores novas e… ah e os scooter T-MAX 530 personalizados por customizadores famosos.

Novos ares – Quem achava que o motor boxer com refrigeração líquida da nova BMW R 1200 GS significava o fim da refrigeração a ar nas motos da marca alemã enganou-se. O presidente da marca Stephan Schaller fez questão de afirmar que, em 2013, para celebrar os 90 anos de fabricação das motos pela BMW, a fábrica vai lançar um modelo completamente novo e com um motor de dois cilindros opostos a ar. Segundo Schaller, a nova moto vai expressar as nove décadas de estilo e inovação típicas da marca bávara.

Morini de volta – Você foi ao Salão de Milão e sentiu falta da Moto Morini? A marca que foi fechada em 2009, acabou sendo comprada por Paolo Berlusconi, irmão do ex-premiê italiano, em abril deste ano. Para lançar seus novos modelos em Milão, a Morini fez um evento fuori saloni, fora do salão, para apresentar as novas motos. Em um belo café de Milão, a empresa mostrou a gama 2013 com os modelos Scrambler 1200 (foto acima), Veloce Corsaro 1200 e Granpasso 1200, juntamente com a comunidade do Moto Morini Fun Club.

Meio milhão – Como não poderia deixar de ser, o maior salão de motos do mundo fechou sua 70ª edição com números impressionantes. Entre os dias 15 e 18 de novembro, o Salão de Milão recebeu 510.650 visitantes do mundo todo, que passaram pelos seis pavilhões do Rho Fieramilano. Dentre os visitantes presentes nos cerca de 130 mil metros quadrados de exposição, estavam incluídos os 5.720 profissionais de imprensa e os 39.245 colaboradores do segmento de duas rodas, ambos oriundos de todo o planeta. Todos presentes para conferir o que foi apresentado por mais de 1053 expositores vindos de 35 países, inclusive nós. (por Aldo Tizzani e Carlos Bazela, de Milão)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.