Topo

Infomoto

Motociclista goiano cria miniaturas de motos nacionais de forma artesanal

Infomoto

10/10/2012 18h02

 

A Honda CB 400 foi escolhida por questões sentimentais: "tive uma dessas 1982, vermelha, e queria uma igual, só que em miniatura", conta Claudio

Em 1993, Claudio Antonio da Silva queria eternizar seu amor pela sua  Honda NX 150 em forma de miniatura, mas seu desejo foi frustrado: não havia no mercado miniaturas de motos nacionais, fabricadas no Brasil. Foi então que decidiu colocar a mão na massa e fazer sua própria miniatura. "O resultado não ficou muito bom, ficou meio grosseiro", admite.

O tempo passou, mas a paixão do motociclista Claudio pelas motos – e pelas miniaturas – só cresceu. Até que, em 2005, com a facilidade da internet na pequena cidade de Minaçu, interior de Goiás, o então tecnólogo em multimídia digital começou a pesquisar mais sobre a construção de miniaturas. "Fiquei estudando o assunto, os materiais, cheguei a testar vários", conta Claudio. Ele fez até um curso de pintura automobilística no Senai para dar um acabamento de primeira nas miniaturas.

A miniatura da clássica CBzona brasileira foi feita na escala 1:12

Até que em dezembro do ano passado, a Honda CB 400 1982 vermelha que aparece nas fotos começou a tomar forma. Foi quando Claudio, hoje com 45 anos, fez os moldes e chegou ao material definitivo para construir suas miniaturas, uma resina plástica importada. "Faço tudo: das peças mãe, aos moldes, detalhes e tudo mais", descreve. Finalizada em setembro passado, a miniatura de CB 400 já recebeu os cabos e toda a fiação para ficar o mais original possível, faz questão de deixar claro o agora modelista, já que Claudio abandonou seu emprego para se dedicar à nova "pequena" paixão.

Com a "linha de montagem" pronta, o modelista agora aceita encomendas e vende cada uma por R$ 180,00

Ele divulga seu trabalho por meio de um blog e diz já ter recebido diversas encomendas de outros motociclistas. "Como é uma peça única, bastante trabalhosa e feita com material importado, vendo cada uma por R$ 180,00", conta ele. Gostou? Ele avisa que os novos modelos estão ainda mais fiéis aos modelos originais. Claudio revela ainda que já trabalha na miniatura de outra clássica nacional dos anos 1980: a Yamaha RD 350. (por Arthur Caldeira/ fotos: Arquivo pessoal)

Claudio, de Minaçu, interior de Goiás, faz as miniaturas com as próprias mãos: dos moldes ao acabamento final

Serviço:

Mais informações acesse: www.clausminiaturas.blogspot.com.br

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.