Topo

Infomoto

Com 007 também se vive em duas rodas

Infomoto

08/10/2012 17h55

Daniel Craig em cena de Operação Skyfall com uma Honda CRF 250R

Nas últimas semanas, a mídia tem dado especial atenção ao agente secreto James Bond. Não por acaso. No mês de outubro, um dos personagens mais carismáticos de Hollywood comemora 50 anos do lançamento de seu primeiro filme: 007- Contra o Satânico Dr. No, que chegou aos cinemas em 1962. Já saíram especiais sobre as Bondgirls, os livros que deram origem aos filmes, os games e, principalmente, os carros.

No entanto, ninguém se lembrou das motos. Sim, o agente secreto favorito de Sua Majestade já se locomoveu em duas rodas mais de uma vez e voltará a fazê-lo no próximo filme da franquia: Operação Skyfall que tem estreia prevista para o final do mês. Vamos então relembrar algumas das vezes nas quais Bond preferiu ir de moto e deixar seu tradicional Aston Martin na garagem.

007 – Nunca mais outra vez (1983)

A XJ 650 da Yamaha em cena com Sean Connery em 007 – Nunca mais outra vez 

A primeira vez que Bond foi visto pilotando uma moto, foi justamente com o primeiro ator a interpretar o papel na telona: Sean Connery. O modelo era uma Yamaha XJ 650 Seca Turbo com generosas modificações na carenagem – além de equipamentos "de praxe" como cortina de fumaça, armas e etc. A moto original contava com um motor com quatro cilindros em linha de 653 cm³ capaz de gerar 90 cv a 9.000 rpm e que ainda contava com um turbo-compressor.

007 – O Amanhã Nunca Morre (1997)

A custom da BMW fez companhia para o agente na aventura lançada em 1997

A mais lembrada performance de James Bond sobre duas rodas aconteceu 14 anos depois, em 1997, com o agente sendo interpretado por Pierce Brosnan. Na cena de perseguição, Bond salta e passa por baixo de um helicóptero a bordo de uma BMW R 1200 C, modelo cruiser da marca bávara equipado com o tradicional motor boxer de dois cilindros opostos que já não está mais em produção. Tudo isso, levando consigo a agente chinesa Wai Lin, interpretada pela bela Michelle Yeoh.

007 – Everything or Nothing (game) (2004)

A Triumph Daytona 600 do game trouxe seu visual superesportivo para a franquia

Pierce Brosnan foi o ator que mais andou de moto na pele de James Bond. Sua última aventura no papel, no entanto, não foi para os cinemas. Everything or Nothing foi um jogo desenvolvido para os consoles Xbox e Playstation 2, no qual um dos veículos colocados à disposição do jogador era uma Triumph Daytona 600. A  superesportiva inglesa contava com motor de três cilindros em linha de 599 cm³, capaz de gerar 110 cv a 12.750 rpm.

007 – Operação Skyfall (2012)

No novo filme da franquia, Daniel Craig retoma o papel que foi seu nas duas últimas produções. E ele já começa diferente. Na foto que abre este post, podemos ver Craig em um dos costumeiros ternos do personagem e pilotando uma Honda CRF 250R, o que foge um pouco à tradição do personagem de preferir modelos de origem europeia. Normalmente utilizada em competições de motocross, a CRF foi modificada pela equipe de filmagens e conta com um motor monocilíndrico de 249 cm. E nós já poderemos conferir a performance de ambos em 26 de outubro, quando estreia 007 – Operação Skyfall. (por Carlos Bazela)

 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.