Blog da Infomoto

Estudantes norte-americanos criam moto com esferas no lugar das rodas

Infomoto

O protótipo em tamanho real do SDS

Uma moto sem rodas. Ou pelo menos sem aquelas que estamos acostumados a ver. Essa é a proposta de um grupo de estudantes de engenharia da San Jose State University, nos EUA, que está desenvolvendo uma motocicleta que utiliza duas esferas no lugar das rodas. A ideia é uma moto capaz de se locomover para todas as direções. Batizado de SDS (Spherical Drive System) ou Sistema de Direção Esférica em uma tradução livre, o projeto emprega diversos equipamentos eletrônicos como acelerômetros e giroscópios para se manter “em pé” e se movimentar, como acontece com os patinentes Segway.

O projeto, que começou a ser desenvolvido em agosto do ano passado, será movido por um motor elétrico e teve como base a mesma tecnologia adotada pela Audi no conceito RSQ, que estrelou o filme Eu, Robô ao lado de Will Smith. Por enquanto, o protótipo construído em tamanho real ainda não funciona. Entretanto, testes já estão sendo feitos em réplicas de escala menor e, após ser finalizado, o SDS deverá ficar parecido com o modelo das fotos abaixo. Será que as montadoras compram a ideia? (por Carlos Bazela)

As rodas esféricas permitem o movimento para todas as direções

O visual final do SDS lembra muito uma superesportiva

Para quem quiser acompanhar, os estudantes divulgam o progresso do desenvolvimento do SDS em seu site

  1. Sant 'Anna

    18/09/2012 20:58:50

    Até gostei do protótipo. mas quando pude ver o modelo esportivo, odiei!!! Parece com um mosquito preste à atacar. Não gostei.

  2. Lucas

    18/09/2012 12:09:00

    E qual seria a utilidade dessa moto? A característica de andar em todas as direções me parece indiferente.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso