Blog da Infomoto

Estudantes norte-americanos criam moto com esferas no lugar das rodas

Infomoto

O protótipo em tamanho real do SDS

Uma moto sem rodas. Ou pelo menos sem aquelas que estamos acostumados a ver. Essa é a proposta de um grupo de estudantes de engenharia da San Jose State University, nos EUA, que está desenvolvendo uma motocicleta que utiliza duas esferas no lugar das rodas. A ideia é uma moto capaz de se locomover para todas as direções. Batizado de SDS (Spherical Drive System) ou Sistema de Direção Esférica em uma tradução livre, o projeto emprega diversos equipamentos eletrônicos como acelerômetros e giroscópios para se manter “em pé” e se movimentar, como acontece com os patinentes Segway.

O projeto, que começou a ser desenvolvido em agosto do ano passado, será movido por um motor elétrico e teve como base a mesma tecnologia adotada pela Audi no conceito RSQ, que estrelou o filme Eu, Robô ao lado de Will Smith. Por enquanto, o protótipo construído em tamanho real ainda não funciona. Entretanto, testes já estão sendo feitos em réplicas de escala menor e, após ser finalizado, o SDS deverá ficar parecido com o modelo das fotos abaixo. Será que as montadoras compram a ideia? (por Carlos Bazela)

As rodas esféricas permitem o movimento para todas as direções

O visual final do SDS lembra muito uma superesportiva

Para quem quiser acompanhar, os estudantes divulgam o progresso do desenvolvimento do SDS em seu site

Infomoto

Jornalistas e motociclistas (necessariamente nessa ordem) da Agência INFOMOTO. Mesmo cansados de ouvirem que são “loucos”, andam de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo