Topo

Infomoto

Em resposta à Yamaha, Honda vai lançar 300cc flex

Infomoto

22/08/2012 17h48

CB 300R será o quarto modelo nacional da marca com tecnologia flex 

A Honda não confirma*, mas informações de bastidores dão conta de que a fabricante prepara o lançamento da CB 300R Flex. A apresentação oficial deve acontecer em breve. A nova CB 300R flex parece chegar como uma resposta a Yamaha que, em julho, lançou a Fazer 250 BlueFlex. Rival direta da "Cbzinha", a 250 foi alardeada pela marca dos três diapasões como a primeira 250cc bicombustível do mundo. Mas vale lembrar que a Honda foi a primeira fabricante no mundo a lançar uma moto bicombustível, em 2009, com a CG 150 Mix.

A tecnologia flex permite à motocicleta utilizar etanol ou gasolina em qualquer proporção, mas exigirá da montadora adaptações na street de média cilindrada muito parecidas com as feitas na CG. Como, por exemplo, a introdução de novos sensor de oxigênio, bico injetor e uma bomba de combustível com tratamento interno para suportar a ação corrosiva do etanol.

Mas é bom salientar que, segundo pesquisa realizada pela Ticket Car, empresa que faz quinzenalmente um levantamento para saber qual combustível é mais barato em cada região do País, hoje o etanol é vantajoso apenas em três estados: São Paulo, Mato Grosso e Goiás, onde o valor do litro não ultrapassa os R$ 2,00. Será que é negócio? (por André Jordão)

*[ATUALIZADO] A Honda confirmou à redação da INFOMOTO o lançamento da CB 300R flex. Segundo a marca, a moto chegará no ano que vem, mas ainda não há uma data definida. [ATUALIZADO]

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.