Blog da Infomoto

Yamaha YZF-R1 2013 chega ao Brasil

Infomoto

A Yamaha R1 2013 chegará em três opções de cores: azul, preta e branca

A INFOMOTO está em Londrina, no Paraná, acompanhando o lançamento do modelo 2013 da Yamaha YZF-R1. Aclamada em todo o mundo, a nova versão da superesportiva da Casa dos Três Diapasões já havia sido apresentada no exterior, mas chega agora ao País. As principais novidades ficam por conta da adoção do controle de tração (TCS), com seis níveis de ajuste, e LED emoldurando o novo conjunto óptico. A moto traz também painel de instrumentos completamente reformulado.

Os faróis da nova R1 ganharão acabamento em LED

Além disso, a R1 também recebeu alterações no motor de quatro cilindros e 998 cm³, favorecendo baixas e médias rotações. Já a ECU, eletrônica que mapeia o motor, tem novas curvas de configuração à disposição do piloto. Infelizmente, a Yamaha do Brasil não anunciou o preço do modelo 2013 da R1, devido aos acontecimentos envolvendo o aumento do IPI publicado ontem no Diário Oficial da União — Decreto nº 7.741.

Os grafismos da R1 branca são exclusivos para o mercado brasileiro 

Importada do Japão, a R1 2013 chegará às concessionárias da marca nas cores azul, preta e branca. Em breve traremos mais informações sobre o comportamento dinâmico da nova versão da superesportiva da Yamaha em UOL Carros. (por André Jordão)

  1. haha

    26/09/2012 18:34:10

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa fiquem de boa...prefiro empinar de jog...muito melhor

  2. Leopoldo Feitosa

    06/08/2012 20:58:13

    Não sei o porque de tanta bobagem, na verdade acredito que a maioria dos comentários contrário a Maravilhosa R1, são feitos por pessoas que na verdade andam de motinha por não terem acesso a uma moto R, por dispeita metem o pau sem argumentos corretos. Sou propietário de uma R1 2012, e garanto, é uma máquina absurda. Sem pestanejar, já estou correndo atrás da 2013, que além de tudo vai me proporcioanr ainda mais esportividade com um toque a mais de controle. Viva a R1 para todo sempre.

  3. tiago

    04/06/2012 20:33:57

    eu so yamarrero moto e yamaha des do tempo das rd 135 preparei bastante delas nao tem pra ninguem rsrsrsrsrs

  4. speedyracer

    04/06/2012 17:39:12

    Moto JAPA não tem nada a ver com motos EUROPEIAS...as JAPA são sofirveis, parecem bala de canhão. Já as EUROPEIAS, além de desempenho, preservam a integridade do piloto. Tive varias JAPA, mas depois que conheci BMW e DUCATI, perdi o interesse pelas JAPA KAMIKASE....

  5. leandro

    04/06/2012 17:21:03

    enquanto isto... chegamos a junho e a honda tentando empurrar a cbr 1000 2011......

  6. Gladstone Paiva

    04/06/2012 14:31:08

    Sobre a S1000 RR. O Leandro Mello na palestra dele aqui em minha cidade comentou que as BMW "bate" o motor caso a moto venha a cair.

  7. PAULO

    04/06/2012 13:49:01

    É quenteYamaha R1 2013 tem controle de tração e cor 'única"não entendi essa, como assim cor única? são três cores, corrijam o anuncio da matéria!!!

  8. Kid_

    04/06/2012 13:18:08

    Retificando:Gosto, cada um tem o seu. Alguns dados da plataforma, ano de lançamento:Yamaha R1 2012 = plataforma/projeto de 2009, conta com mapas de gerenciamento do motor e controle de tração (só na 2012), sem ABS.Kawasaki ZX 10R 2012 = plataforma/projeto de 2011, conta com mapas de gerenciamento do motor, controle de tração e ABS (ABS é opcional), é a mais completa das ”japonesas”.Suzuki GSX-R 1000 2012 = plataforma/projeto de 2012, conta com mapas de gerenciamento do motor, (sem ABS e sem Controle de tração).Honda CBR 1000RR 2012 = plataforma/projeto de 2008 (motor e quadro são os mesmos do modelo 2008), conta com ABS (opcional), sem múltiplas opções de mapas de gerenciamento do motor , sem controle de tração.BMW S1000RR 2012 = plataforma/projeto de 2010, conta com ABS, controle de tração, mapas de gerenciamento do motor , quickshifter e mangueiras do tipo aeroquip.MV Agusta F4R 2012 = plataforma/projeto de 2010, conta com mapas de gerenciamento do motor e controle de tração, sem ABS.Na minha humilde opinião, a R1 tem um dos melhores motores no quesito entrega de potência, pois o virabrequim do tipo “crossplane”, como os utilizados nos motores V8, é o ponto alto da R1. Originário do motor da YZR M1 de Rossi, nesse tipo de virabrequim cada biela está posicionada a 90°. Dessa forma, o intervalo de ignição não sequencial (270°-180°-90°-180°) proporciona um torque ainda mais linear e controlável e devido a isso o consumo de combustível é bem maior que nos outros modelos que utilizam motores 4 em linha com ”ignição convencional”. Para a Yamaha R1 voltar a estar entre as melhores, tem que passar por uma reformulação de 100%.Gosto de todas as motos independentemente da marca/modelo. Porém não dá para deixar de lado outros fatores como pós-venda por exemplo. O nosso mercado é um pouco complicado. Ando de moto a mais de 30 anos. Comecei aos 12 anos com uma 50cc.

  9. fernandão

    04/06/2012 12:29:40

    Comprar uma R1 pra andar em SP, significa ser robado duas vezes,a primeira pelo governo,quando cobra altissimos tributos,(ipva,seguro obrig. licenciamento,emplacamento,documentação etc,etc,etc...) enfim quando esta pronto para curtir a sua maquina, os marginais ja aguardam na esquina pra te roubar ou ate matar pela moto.O PAIS!!!!!!!!!!!!!

  10. RATOMIT

    04/06/2012 09:10:07

    olá pessoal, primeiro que e a R1 sempre foi a mais bela, a rainha das esportivas, se hoje temos motos mais potentes e evoluidas tecnologicamente dizendo, deem graças a yamaha quando ela lançou a R1.Tem muita gente aí dizendo que ela ficou em 5º lugar em comparativos, pode ser, é verdade, mas se vc s leram o resultado do teste, qts segundos separam a vencedora dela??Será que alguém que deu sua opinião é digno de braço e peito pra sentir essa diferença em nosssas belissimas estradas?? essa diferença só poderia ser sentida em pilotos profissionais, meus amigos, e no brasil cade eles??Bom, quem desrespeita a YAMAHA, pra mim já não entende nada de moto, é só olhar a tradição e comparar vc mesmo, ande em uma yamaha e ande em outras marcas, nunca mais vai querer andar em outra, aconteceu comigo, troquei por falta de opção por suzuki, vendi com 3000 km a moto, ,hoje estou de BMW, mas mesmo assim, não é uma YAMAHA. Tá derto, a Yamaha é pesssima no brasil o que diz respeito ao cliente, mkt e até mesmo produtos , deveriam dar mais atenção ao brasil, isso sim a yamaha é ruim.ah, ando apenas a 26 anos de moto tá!!! abraços a todos

  11. Kid_

    04/06/2012 05:17:41

    Quanto ao preço, incidem vários impostos como: II = imposto de importação, IPI =imposto sobre produto industrializado, ICMS e tantos outros fazendo com que o preço fique de duas a duas vezes e meia ao que se pratica lá fora. Lembrando que alguns modelos são importados via Europa e o fator Euro contribui para o preço absurdo aqui também, sem esquecer da margem de lucro é claro. Uma CBR 1000RR 0km em dólar é na casa dos $12.300,00 dólares e em Euro $15.000,00 euros, em valores aproximados. Então vejam que $12.300 x 2.5 = $30.750,00 dólares vezes a cotação do dólar a R$2,00 fica em $30.750,00 x R$2,00 = R$61.500,00 reais. É mais ou menos por aí a grosso modo.

  12. Kid_

    04/06/2012 05:05:13

    Bom galera a Yamaha R1 é ''quase'' (eu disse ''quase'') a mesma moto desde 2004 quando os escapes foram para debaixo do banco. 2004 = 2005 e em 2006 sofreu pequenas alterações como o alongamento do entre-eixos (aumentando a balança se não me engano) para melhorar tração. 2007 =2008 o motor passou a ser de 4 válvulas por cilindro (era de 5 por cilindro) e ganhou acelerador eletrônico. 2009 a 2011 motor cross-plane e novas ponteiras de escapes e 2012 controle de tração. É atualmente a mais pesada das motos 1000 esportivas. Já tive duas CBR's (900RR 1998 e 1000RR 2008). Já andei na R1 2007 e na 2009, SRAD 2006, ZX 9R 1995 e na ZX10R 2011. Tenho agora a BMW S1000RR 2012 e posso afirmar que é a melhor de todas. Além disso só a BMW vem com quickshifter, mangueiras com malha de aço tipo aeroquip e conta com 02 anos de garantia e assistência 24 horas por 02 anos. A Ducati 1199 Panigale tem quickshifter e no modelo S e Tricolore conta com suspensões eletrônicas marca ohlins, porém, sua comercialização no Brasil está nas mãos de um representante da marca e não da própria Ducati. Outro ponto é que nos comparativos, a Panigale tem sido considerada pior para uso em cidade e rodovias. Lembrando que a Ducati hoje, pertence a Audi.

  13. Paulo Londrina

    03/06/2012 20:52:04

    concordo. A Honda só é Honda graças a incompetência da Yamaha em enxergar o mercado e agradar o seu publico.

  14. Paulo Londrina

    03/06/2012 20:49:54

    Roger SLM. Também acho que poderiam arrumar outra solução mais moderna para os piscas. Mas com certeza eles sabem disso. É impossível se visualizar o que se sinaliza com este tipo de ganbiarra. Não se enxerga nada. A palyboizada acha bacana, mas não se vê nada. É impossível saber o que se está sinalizando, especialmente em alta velocidade. Com os piscas originais, vc. vê de longe o que está sendo sinalizado. Por isso acho que não mudam.

  15. eduardo

    03/06/2012 20:23:30

    comparativo é nas pistas, onde a bmw está anos luz...r1 mito !!!!!!!!!!..r1 não é pra qualquer um, precisa ter conhecimento pra andar com ela, a moto é nervosa, antes era mais ainda, o crossplane deu uma "amançada" nela, pra quem tinha o modelo 2006 5 válvulas sabe o que estou falando...a moto dava até tranco depois dos 7.000 rpm...lembrando as antigas rd350....quer andar de boa no finalzinho de semana tem honda fumacê, suzuki 1.000 entre outras...até porque a r1 esquenta muito....sem macacão é furada !!!!

  16. betaum

    03/06/2012 19:13:34

    A melhor esportiva do planeta chama-se Suzuki GSX-R 1000 SRAD, e ponto final!!!

  17. casca de Ferida

    03/06/2012 10:22:07

    Nos EUA o preço é US$ 13,790.00 no varejo. Com o câmbio a R$ 2,00 só para facilitar, a moto fica em R$ 27.580,00 e isso inclui o mark-up do fabricante e da concessionária, despesas de transporte e aduaneiras nos EUA. Portanto, se o IPI é de 0.35 o preço final dveria ser perto de R$ 37.233 mais algumas despesas extras, que sempre tem na aduana do Brasil O saldo até os R$57.00,00 é festa para o fabricante. Me corrijam se eu estiver errado. A coisa mais difícil nesse emaranhado de legislação brasileira é saber qual o total de impostos sobre veículos que os fabricantes pagam. Eles mesmo têm interesse em manter esse mistério, pois a margem de lucro deles é absurdamente alta.

  18. Casca de Ferida

    03/06/2012 09:56:22

    Todas as motos citadas tem controle de tração...É uma tendência irreversível.

  19. edson

    03/06/2012 09:23:33

    linda ,gostaria de ver em video o que ela faz .

  20. Angelo

    03/06/2012 08:59:06

    Totalamente equivocado seu comentario. O aumento de IPI valerá somente para motos importadas.

  21. wrx

    03/06/2012 08:50:57

    Eu também me ferrei com o Grupo Izzo Imox

  22. Fernando Torres

    03/06/2012 05:30:36

    Independente do preço que vai custar vai custar super caro como tudo custa no Brasil ,nao sei o Porque mas a mesma moto aqui na Belgica custa 15.500€ com 5 anos de garantia se converter este valor em real nao teremos mais que 36,000 reais , agora me diz pq vendem ela por mais de 70 mil no Brasil pq pelo que eu sei ela tmb è importada aqui (Porque tanto imposto) e mais se vc mora aqui e quer leva la a burocracia è tao grande que acaba te deixando desanimado VIVA BRASIL

  23. SharkMan

    03/06/2012 03:14:39

    Não Lembra um "TRANSFORMER" !!!!Brisadíssima!!!! Vale cada centavinho gasto!!!Dane-se o IPI!!!!!

  24. Robson

    03/06/2012 03:04:08

    Rafael, respeito sua opinião, mas no comparativo q li, concordei com análise feita, dando 1º lugar à alemã. Das motos avalidas, justamente a R1 me pareceu a mais defasada, feia, mal-ajambrada delas todas. Se tivesse q escolher, ficaria entre a italiana e a alemã, sem dúvida. As duas são lindíssimas, isso na minha modesta opinião, além de mta tecnologia embarcada.

  25. Robson

    03/06/2012 02:59:48

    Maurício, num comparativo aí q vi de uma revista, a Kawa ficou em 2º lugar, a R1 ficou em 5º. Não me lembro os preços, mais a R1 e a CBR (6º) eram as mais baratas, entre R$ 7 e 10.000,00 de diferença entre a R1 e CBR e a BMW (1º), Kawa e MV Agusta (3º), por conta da tecnologia embarcada presente nelas e ñ nas duas japas - R1 e CBR, e tb pq as duas européias acham q estão num patamar acima das duas - renome e tecnologia embarcada, etc... Enfim, concordo com o comparativo qdo se analisa td. Mas acho q se pudesse escolher, ou seria a italiana ou a alemã, sem dúvida, rss!

  26. Fabricio

    03/06/2012 00:57:49

    nao gostei do retrovisor , tira toda a esportividade da moto , quem projetou devia ter visto isso melhor

  27. erico

    03/06/2012 00:38:33

    que mentira, essa r1 ja existe nos estados unidos no modelo 2012 e a 2013 o grafiato sera preto

  28. regis

    03/06/2012 00:04:49

    DÁ PRÁ TROCAR PELA MINHA CG BOLINHA?

  29. alcides

    03/06/2012 00:00:34

    mais ninguem fala do serio problema de motores fundinfo né engraçado????

  30. eduardo

    02/06/2012 22:55:24

    incrivel a yamaha porque não da mais opções. scooter t-max por exemplo

  31. GLUGLUGLUGLU

    02/06/2012 22:51:16

    eu queru chu.uu. eu quero cha.aa.as mina pira.. kkkisso é o que importa.

  32. leal

    02/06/2012 22:50:15

    Não troco minha Biz por essa H1 por nada....R1 sei lá !

  33. Valdemarcio Soares Da conceição

    02/06/2012 22:42:59

    Eu gostei muito da moto só falto o preço para agente pensa em compra a maquina uma linda moto ..................... Marcio Deprine Produções .

  34. Bernardo Soares

    02/06/2012 22:30:02

    Eu acho que a BMW S 1000RR e a Kawasaki ZX-10R fizeram com que R1, Srad e Fireblade ficassem parecendo com motos ultrapassadas.

  35. Marcos Silva

    02/06/2012 22:28:51

    IPI alto só em setembro né, 90 dias.

  36. richardhbig

    02/06/2012 22:18:29

    O Gustavo está certo ! Quem comeu bola foi a Yamaha ... o aumento de IPI atingiu apenas as motos importadas ATÉ 250cc !

  37. Brukutú

    02/06/2012 22:16:05

    Está aí um argumento sóbriio, equilibrado! Gostei doquê disseste! Sou de um tempo em que havía muita rivalidade entre Hondeiros e Yamaheiros, e o que digo até hoje é que a Yamaha tem um vírus que inebria, os amantes das 2 rodas e vc, como0 eu, está contaminado, BRAVOOO!

  38. Sergio

    02/06/2012 22:06:57

    Nao entendo o absurdo dos valores e nos consumidores brasileiros pagamos pelos produtos importados que sao vendidos em nosso pais. Estive recentemente em Miami e passei de curiosidade na Yamaha vi uma R1 2011 a um preço de $ 11590,00 dolar

  39. Rodrigo Azevedo

    02/06/2012 22:01:45

    So não gostei do escapamento trazeiro, ficou muito grandre. O bonito é o modelo da 2005. eu so curto yamaha.

  40. fernando

    02/06/2012 22:01:10

    Linda linda linda!!!! A frente parece a cara de uma coruja. Mas pelas primeiras fotos gostei dos novos grafismos. Embora eu prefira motos trail Como a super teneré, kawasaki versys e gs 800. Mas parabens a yamaha.

  41. Mineiro

    02/06/2012 21:54:20

    Chuto uns R$58.000,00. Já encomendei 3.

  42. Monteiro

    02/06/2012 21:47:02

    Se aumentar o preço não vende, encalha e paga fama de ruim de loja(como toda yamaha); e ai vai pro brejo, a yamaha tem baixar seus preços e comecar a vender motos em maior quantidade, afinal a honda só é honda graças a incopetencia da yamaha.

  43. Bruno

    02/06/2012 21:14:09

    Cara, nao tem como comparar a S1000RR e a F4 com essas motos (CBR, Srad e R1). Talvez seja pq Voce nao andou com essas duas ainda, e male male viu em foto... Pq se andar, por exemplo na S1000RR Standard - sem ESA e controle de tração, Voce já tem um espetáculo de conjunto.

  44. RogerSLM

    02/06/2012 21:13:05

    Pena a Yamaha não embutir os piscas de seta nos retrovisores ou de alguma outra forma, este design está muito ultrapassado. Eu mesmo possuo uma R1 para a qual estou adquirindo novos retrovisores com pisca embutido. Espero que o sistema óptico seja renovado com a inclusão de auréolas de LED em volta do farol.

  45. nelson aderne

    02/06/2012 21:03:25

    RAFAEL_ iihhh esqueceu da ducatti.? vlw

  46. Rafael

    02/06/2012 20:55:48

    Conseguiram estragar a moto, esse farol é horrivel.Alem disso, depois que andei em uma Ducati 2 cilindros nao quero mais saber de 4cilindros.

  47. Ricardo leite

    02/06/2012 20:54:04

    essa branca ai,gostaria muito!!!

  48. Neo

    02/06/2012 20:40:37

    E até bonita mais a concorrência está na frente

  49. pedro

    02/06/2012 20:28:42

    Ducati, KTM e Triumph...enquanto continuarem dentro do "Grupo Izzo" não valem a pena! A Harley Davidson quase "foi pro brejo" por causa deles! - e somente após uma enorme batalha judicial é que conseguiram se separar do grupo... Cuidado: só dor de cabeça com pós venda e assistência! E mesmo pagando à vista, a nota fiscal não sai no seu nome!!! CILADA!!!

  50. Joao

    02/06/2012 20:06:43

    CBR1000rr a frente parece uma aguia.R1 a frente parece uma coruja.BMWs1000 a frente parece aquele peixe linguado.R6 a frente parece um alien.Ainda não sei o que parece a frente da panigale, mas que e linda a isso eh.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso