CEO da Harley fala dos planos para o Brasil
Keith E. Wandell, Chairman, Presidente e CEO da Harley-Davidson Inc
A inauguração da nova linha de montagem da Harley-Davidson no Brasil, que aconteceu esta semana em Manaus (AM), reuniu os principais executivos da marca que, ano que vem, completa 110 anos. Entre eles, Keith E. Wandell, Chairman, Presidente e CEO da Harley-Davidson Inc, cargo que ocupa desde 2009. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Ohio e MBA pela Universidade de Dayton, Wandell teve como principal missão a de liderar a retomada de crescimento após a crise mundial que ocorreu no final de 2008.
Assim, o executivo traçou um novo rumo para a Harley-Davidson por meio do desenvolvimento e implementação de um plano estratégico com base nos princípios fundamentais do crescimento: melhoria contínua do produto, desenvolvimento de liderança e sustentabilidade.
O staff da empresa incluindo o Diretor-Superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil, Longino Morawski
Na sua administração a Harley entrou nos eixos, mesmo tendo que tomar algumas medidas amargas como, por exemplo, fechar a Buell, e "devolver" a MV Agusta para a família Castiglione. Além de fazer profundas modificações no modelo de negócios que mantinha no Brasil, descredenciou seu importador e distribuidor oficial e tomou as rédeas das vendas no país com operação própria. A marca também montou uma linha de montagem na Índia em 2010.
Dono de duas Harleys – Ultra Classic Screamin 'Eagle 2011 e Road King 2009, Keith Wandell concedeu esta entrevista exclusiva à Agência INFOMOTO. Direto e bem-humorado, o executivo número 1 da Harley-Davidson falou sobre mercado, nova linha de montagem e comemoração dos 110 anos da companhia. Para resumir em uma só palavra a Harley-Davidson, o CEO deste ícone americano escolheu um termo bem simples que resume o estado de espírito que todo harlistas busca: freedom (traduzindo: liberdade).
Confira os principais trechos desta entrevista:
INFOMOTO – O que levou a empresa a inaugurar uma nova linha de montagem em Manaus? Qual foi o investimento nessa operação?
Keith Wandell – Esse é mais um passo no processo iniciado em fevereiro de 2011, quando nós retomamos o controle de nossa operação comercial no Brasil. Desde então, não poupamos esforços em fazer os investimentos necessários para assegurar que os clientes brasileiros possam usufruir de uma experiência de qualidade que melhor representa uma marca Premium como a nossa. Como somos uma empresa com capital aberto na bolsa, nós não podemos divulgar nenhum dado exceto os obrigatórios. Também gostaríamos de reforçar que temos um histórico de presença e investimentos no Brasil. A Harley-Davidson começou a exportar motocicletas para o País há mais de 20 anos e nós abrimos uma unidade de montagem CKD aqui em 1999.
INFOMOTO – Essa nova unidade terá capacidade para suprir outros mercados na América Latina? Essa é a meta?
Keith Wandell – Não. A planta em Manaus é responsável por atender somente o mercado brasileiro. Os outros mercados da América Latina são atendidos pelas fábricas nos Estados Unidos, como ocorre na maioria dos mercados em todo o mundo.
A linha VRod também é montada na nova planta de Manaus (AM)
INFOMOTO – A unidade em Manaus vai produzir modelos exclusivos para o Brasil? Podemos esperar por isso?
Keith Wandell – Embora continuamos a crescer nossa capacidade de montagem CKD no Brasil e na Índia, podemos expandir para além do regime CKD nossa produção de motocicletas para consumidores em alguns mercados internacionais. A maioria das motocicletas Harley-Davidson para mercados globais continuarão a ser produzidas pelas nossas fábricas nos Estados Unidos. Com isso, no futuro, um número limitado de motocicletas para clientes de outros mercados, que não o americano, também podem ser produzidos por uma das unidades da Harley-Davidson fora das Estados Unidos, dentro de nossos altos padrões de qualidade.
INFOMOTO – Em sua opinião, qual será o ritmo de crescimento da Harley-Davidson no Brasil? Depois dos Estados Unidos, qual é a posição que o Brasil ocupa no ranking mundial da Harley-Davidson? O Brasil será o segundo maior mercado para a Harley-Davidson no mundo?
Keith Wandell – Em geral, a Harley-Davidson não divulga informações de vendas e faturamento por país. Mas, eu posso dizer que de acordo com as vendas de varejo da Harley-Davidson em 2011, o Brasil está entre os dez maiores mercados mundiais e é o maior para a companhia na América Latina. Brasil é uma peça importante dentro da estratégia global de crescimento da Harley-Davidson. A empresa acredita que essa é uma grande oportunidade de construir seu negócio mundialmente e, como já divulgado, esperamos que 40% de nossas vendas venham de mercados fora dos Estados Unidos até 2014. A Harley-Davidson também planeja abrir entre 100 e 150 concessionárias fora dos Estados Unidos entre 2009 e 2014 para suportar esse crescimento.
INFOMOTO – Qual é a taxa de crescimento de outros países emergentes como Índia e China?
Keith Wandell – Como já disse não divulgamos informações de vendas e faturamento por país. Mas eu posso dizer que, embora as taxas de crescimento de outras economias emergentes sejam fortes, nós temos uma presença comercial no Brasil há muito tempo, há mais de 20 anos, (por exemplo nós começamos a exportar motocicletas para a China e para a Índia somente há alguns anos). Além disso, o Brasil tem uma cultura de motocicletas bem estabelecida, enquanto as outras economias crescentes estão começando a desenvolvê-la.
Os motores V-Twin da Harley-Davidson são totalmente montados em Manaus
INFOMOTO – Como o Sr. avalia essa nova fase da Harley-Davidson no Brasil? O que é necessário para melhorar, o pós-vendas que já foi um dos problemas para quem tem uma Harley?
Keith Wandell – A Harley-Davidson já há algum tempo reconheceu a oportunidade existente no Brasil, que foi o que nos levou a abrir uma unidade de montagem aqui há mais de uma década. Hoje, nós oferecemos um serviço ao consumidor superior e melhor acesso a nossa marca como nunca oferecemos antes no País. Isso é parte do nosso comprometimento em fazer os investimentos necessários para assegurar um perfeito atendimento aos clientes brasileiros. Agora, com uma nova linha de montagem em Manaus; um completo portofólio de motocicletas, composto por 19 modelos; uma ampla rede de concessionários, localizada nos grandes centros econômicos do País; e um forte serviço de pós-vendas, reforçado pela inauguração de um Centro de Distribuição de peças na região do Rodoanel, próximo a São Paulo, nós acreditamos que os consumidores e fãs da marca terão a melhor exeperiência Harley-Davidson.
INFOMOTO – A empresa vai completar 110 anos em 2013. Quais são as atividades planejadas para a ocasião (Estados Unidos, Europa e Brasil)?
Keith Wandell – A Harley-Davidson já começou a fechar alguns eventos que farão parte das comemorações dos 110 anos da empresa e dos 30 anos do HOG (Harley Owners Group), no próximo ano. A ideia é reunir o máximo de pessoas no mundo para curtir e ficar próximos de nós em um momento especial como esse. Para isso, vários eventos no mundo estão sendo planejados. Entre eles, teremos um evento em Roma, na Itália, entre 13 e 16 de junho, e uma grande festa durante o final de semana do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em Milwaukee. No Brasil, uma comemoração está sendo planejada para acontecer em maio, na cidade de São Paulo.
INFOMOTO – Para finalizar, o que representa a marca Harley-Davidson para o senhor?
Keith Wandell – Nós realmente acreditamos que a Harley-Davidson é mais do que uma fabricante de motocicletas, é um estilo de vida e quase todos os nossos clientes dirão o mesmo a você. As motocicletas, as MotorClothes, o HOG, e muito mais para oferecer um estilo de vida que representa os ideais universais de aventura, liberdade, criatividade e irmandade em um único estilo americano. (Texto e fotos Aldo Tizzani)
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