Topo

Infomoto

Museu da Harley relembra a jaqueta de couro

Infomoto

14/02/2012 14h28

Um exemplar da famosa Wolf Outerwear de Boston, da década de 60, decorada com pins

Se você é daqueles motociclistas clássicos que não abre mão de sua jaqueta de couro, separe o passaporte, prepare o visto para os Estados Unidos e programe uma viagem à Milwaukee entre junho e setembro. Porque mais do que um símbolo da cultura pop, a jaqueta de couro preta é uma espécie de ícone da cultura motociclística. Seu uso e história estão tão interligados à trajetória do motociclismo que o Museu da Harley-Davidson vai realizar a exposição "Worn to be Wild: the Black Leather Jacket" (algo como "Vestida para ser rebelde: a jaqueta de couro preta") entre 16 de junho e 3 de setembro deste ano.

Elvis na capa da revista "The Enthusiast" vestindo uma jaqueta de couro montado em sua HD

De estrelas do rock à rebeldes marginais e estilistas de moda, todos já vestiram uma jaqueta de couro preta. Em cerca de 500 m² do Museu estarão expostas mais de 100 jaquetas de couro, incluindo algumas desenhadas por ateliês como o de Jean Paul Gaultier e Gianni Versace, assim como jaquetas de ídolos como Elvis Presley. A exposição vai traçar a história do desenho e da funcionalidade da jaqueta de couro dos motociclistas, mostrando sua evolução de uma simples peça de roupa à um ícone da cultura pop.

Jaqueta de couro dos anos 70/80 usada pelos punks

Caso você não consiga ir à exposição, uma boa notícia: essa será a primeira exposição com curadoria da equipe do Museu da Harley que também será exposta em outros lugares. Mas, por enquanto, só há planos de expor as jaquetas no EMP Museum de Seatlle, também nos EUA, a partir de outubro. Mais informações visite www.h-dmuseum.com (Por Arthur Caldeira)

Além do acervo impressionante, Museu da HD tem exposições especiais como a "Worn to be Wild: the Black Leather Jacket"

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.