Topo

Infomoto

Será que esta Haojue vem para o Brasil?

Infomoto

07/12/2011 17h40

Em suas duas plantas, nas cidades de Jiangmen e Changzhou, a Haojue fabrica três milhões de motocicletas por ano — modelos de 100 a 150 cc, entre streets e scooters. Do total, 60% vão para o campo e 40% são usadas nas cidades. Hoje, a Haojue exporta apenas 12% de sua produção.

É pouco para este tigre asiático. Para ampliar as vendas ao exterior e se tornar o maior fabricante mundial de motocicletas, a Haojue está estreitando o relacionamento com seus parceiros. O primeiro passo foi dado com o lançamento da Riva, em conjunto com a Dafra, que foi apresentada quase simultâneamente nos mercados chinês e brasileiro.

Fachada da fábrica da Haojue em Jiangmen, na China

No final da visita à fábrica da Haojue, em Jiangmen, uma grande surpresa. No páteo da empresa, logo depois dos laboratórios de testes dinâmicos e de emissões, flagramos uma moto que lembra uma versão atualizada da Intruder 125. Projeto desenvolvido 100% pela Haojue, a motoca deve ganhar as ruas em 2012. Ainda não está definido, mas o motor deverá ter 125 ou 150 cc, carburada. Simpática, a motinho – que também lembra a Kasinski Mirage 150, fabricada pela Zongshen – traz tanque em forma de gota, capa do farol na cor da moto, moderna lanterna traseira (moderna até demais) e bagageiro para a instalação de um baú.

Apesentada no CIMAmotor 2011, salão de motos chinês que a INFOMOTO faz a cobertura jornalística desde 2009, o modelo pode ter uma bela aceitação para o motociclista brasileiro que quer fugir do lugar comum. Ou seja, um tradicional modelo street. Mas será este o próximo lançamento da Dafra em parceria com a chinesa Haojue?

A moto está pronta, resta saber se virá ao Brasil. O que vocês acham do modelo?

Com muito bom humor, Henry L. F. Su, diretor comercial e de marketing da montadora chinesa foi categórico: "Só depende do interesse da Dafra. A moto está pronta", explica Henry Su, um dos anfitriões que recepcionou os jornalistas brasileiros que conheceram as instalações da Haojue na China.

A título de curiosidade, a China é o maior produtor de motos do planeta. Este ano, as dezenas de fabricantes chinesas deverão montar cerca de 25 milhões de unidades. Do total, 15 milhões são dedicadas ao mercado interno e 10 milhões são exportadas para praticamente todos as partes do mundo. Neste contexto, a Haojue é a maior fabricantes de motos da China, com 18% do market share, e também está entre as cinco maiores montadoras do segmento de duas rodas espalhadas pelo globo. (por Aldo Tizzani, de Jiangmen, China)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.