Topo

Infomoto

EXCLUSIVO: Andamos com a B-King 250 cc na China

Infomoto

15/10/2011 13h44

 

O piloto André Jordão da INFOMOTO foi o único jornalista a experimentar a Suzuki B-King 250cc

 

A INFOMOTO está na China acompanhando in loco o Cimamotor 2011, maior feira de motocicletas da China, país que mais produz motos no mundo. Entre um lançamento e outro, conseguimos rodar com exclusividade na Suzuki B-King 250 cc, que por aqui é chamada de GW 250.

 

O desenho é claramente inspirado no modelo de 1.300cc


Como vocês podem notar a moto está suja e avariada, pois o modelo faz parte de um show de manobras comandado por uma equipe de Hong Kong. Com aquele jeito brasileiro de persuadir, convencemos a equipe a nos emprestar a moto por algum tempo e fomos os únicos jornalistas aqui presentes a rodar na moto, que deve desembarcar no Brasil em 2013.

 

O modelo traz balança monoamortecida na traseira


Enfim, vamos ao que interessa! A GW 250 está sendo lançada na China e, em parceria com a Hao Jue, a Suzuki fez diversos materiais de divulgação dando destaque à motocicleta – inclusive cedeu a moto para o show de manobras como meio de divulgar e promover o novo modelo. Isso já mostra que a moto não poderia mesmo estar no Salão Duas Rodas 2011, já que seu lançamento está acontecendo por aqui somente agora.

 

Para promover a GW 250, como é chamada por aqui, a Hao Jue/Suzuki realizou shows de manobras

 

Todavia, rodamos por quase uma hora com o novo modelo para sentir as primeiras impressões. O torque é o que mais chama a atenção e seus 2,24 kgf.m a 6.500 rpm deixam o piloto a vontade para abrir o acelerador e realizar ultrapassagens, por exemplo. Fica claro a proposta urbana e seus dois cilindros paralelos, ideais para transitar na cidade, produzem 24,5 cv de potência máxima a 8.500 rpm sem que a moto perca desempenho ou "grite" demais, como acontece na Kawasaki Ninja 250 cc.

 

Motor de dois cilindros, 248 cm3, SOHC e refrigeração líquida

 

Outro detalhe que agradou foi o encaixe preciso de marchas. Mesmo com o modelo "judiado" pelas manobras radicais, o câmbio não apresentou nenhum problema em engatar as seis velocidades do motor OHC com refrigeração líquida.

Sua ciclística, com disco simples e pinça de dois pistões na dianteira, e simples com pinça única na traseira, também são ideais para sua proposta. Já o conjunto de suspensões não puderam ser bem avaliados, entretanto a receita simples deve funcionar bem – garfo telescópico na frente e monoamortecedor atrás.

 

Freios: disco de 290mm e pinça dupla, na dianteira; disco de 240 mm com pinça simples, na traseira


Vale destacar o bom acabamento de toda a motocicleta, que será produzida em Guangzhou, sul da China, na fábrica da Hao Jue. O design vai ser facilmente reconhecido pela maioria dos apaixonados por motos. Suas linhas claramente derivam da sua irmã de 1300 cc. E o tanque de combustível com capacidade para 14 litros mostra que a nova B-King também pode pegar a estrada nos finais de semana.

 

Assim como toda a moto, o painel é bem acabado e completo: traz até indicador de marcha engatada

 

Atraente, a B-King 250 cc com certeza fará muito sucesso no Brasil, claro, se vier e o preço for competitivo. Apostamos que a mini B-King chegará somente em 2013 e desde já torcemos para que seu lançamento aconteça no começo do ano e não em outubro, durante o Salão Duas Rodas 2013. (Texto: André Jordão e Arthur Caldeira, direto de Chongqing, China e Fotos: Arthur Caldeira)

 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.