EXCLUSIVO: Andamos com a B-King 250 cc na China
O piloto André Jordão da INFOMOTO foi o único jornalista a experimentar a Suzuki B-King 250cc
A INFOMOTO está na China acompanhando in loco o Cimamotor 2011, maior feira de motocicletas da China, país que mais produz motos no mundo. Entre um lançamento e outro, conseguimos rodar com exclusividade na Suzuki B-King 250 cc, que por aqui é chamada de GW 250.
O desenho é claramente inspirado no modelo de 1.300cc
Como vocês podem notar a moto está suja e avariada, pois o modelo faz parte de um show de manobras comandado por uma equipe de Hong Kong. Com aquele jeito brasileiro de persuadir, convencemos a equipe a nos emprestar a moto por algum tempo e fomos os únicos jornalistas aqui presentes a rodar na moto, que deve desembarcar no Brasil em 2013.
O modelo traz balança monoamortecida na traseira
Enfim, vamos ao que interessa! A GW 250 está sendo lançada na China e, em parceria com a Hao Jue, a Suzuki fez diversos materiais de divulgação dando destaque à motocicleta – inclusive cedeu a moto para o show de manobras como meio de divulgar e promover o novo modelo. Isso já mostra que a moto não poderia mesmo estar no Salão Duas Rodas 2011, já que seu lançamento está acontecendo por aqui somente agora.
Para promover a GW 250, como é chamada por aqui, a Hao Jue/Suzuki realizou shows de manobras
Todavia, rodamos por quase uma hora com o novo modelo para sentir as primeiras impressões. O torque é o que mais chama a atenção e seus 2,24 kgf.m a 6.500 rpm deixam o piloto a vontade para abrir o acelerador e realizar ultrapassagens, por exemplo. Fica claro a proposta urbana e seus dois cilindros paralelos, ideais para transitar na cidade, produzem 24,5 cv de potência máxima a 8.500 rpm sem que a moto perca desempenho ou "grite" demais, como acontece na Kawasaki Ninja 250 cc.
Motor de dois cilindros, 248 cm3, SOHC e refrigeração líquida
Outro detalhe que agradou foi o encaixe preciso de marchas. Mesmo com o modelo "judiado" pelas manobras radicais, o câmbio não apresentou nenhum problema em engatar as seis velocidades do motor OHC com refrigeração líquida.
Sua ciclística, com disco simples e pinça de dois pistões na dianteira, e simples com pinça única na traseira, também são ideais para sua proposta. Já o conjunto de suspensões não puderam ser bem avaliados, entretanto a receita simples deve funcionar bem – garfo telescópico na frente e monoamortecedor atrás.
Freios: disco de 290mm e pinça dupla, na dianteira; disco de 240 mm com pinça simples, na traseira
Vale destacar o bom acabamento de toda a motocicleta, que será produzida em Guangzhou, sul da China, na fábrica da Hao Jue. O design vai ser facilmente reconhecido pela maioria dos apaixonados por motos. Suas linhas claramente derivam da sua irmã de 1300 cc. E o tanque de combustível com capacidade para 14 litros mostra que a nova B-King também pode pegar a estrada nos finais de semana.
Assim como toda a moto, o painel é bem acabado e completo: traz até indicador de marcha engatada
Atraente, a B-King 250 cc com certeza fará muito sucesso no Brasil, claro, se vier e o preço for competitivo. Apostamos que a mini B-King chegará somente em 2013 e desde já torcemos para que seu lançamento aconteça no começo do ano e não em outubro, durante o Salão Duas Rodas 2013. (Texto: André Jordão e Arthur Caldeira, direto de Chongqing, China e Fotos: Arthur Caldeira)
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